• Carregando...
Míssel do Irã lançado contra base dos EUA
Foto que circula na mídia do Irã mostra míssil que teria sido lançado contra base norte-americana no Iraque.| Foto: Fars News Agency

Na semana passada, o Irã respondeu ao ataque que matou o general Qasem Suleimani, comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica, lançando mísseis balísticos sobre bases usadas pelas forças americanas no Iraque. Os ataques foram vistos por muitos como militarmente ineficazes.

Os possíveis motivos para isso variam de mísseis com baixo desempenho a um aviso prévio da inteligência dos EUA às medidas defensivas tomadas pelas tropas dos EUA e da Coalizão, entre outros. De qualquer forma, estamos agradecidos por não haver vítimas.

Embora o regime iraniano insista que seus objetivos de "vingança" pela morte de Suleimani tenham sido alcançados, esse pode não ser realmente o caso. Um ataque iraniano subsequente pode acontecer - e pode ser muito diferente.

Da próxima vez, o Irã poderá usar seus mísseis de cruzeiro testados e aprovados em combate.

O Irã tem o maior arsenal de mísseis do Oriente Médio. O país diversificou sua força de mísseis para além dos mísseis balísticos, incluindo mísseis de cruzeiro de ataque terrestre (LACMs) e mísseis de cruzeiro anti-navio (ASCMs) que podem ser lançados da terra, do mar ou do ar.

Apenas no ano passado, o Irã teria introduzido pelo menos dois novos mísseis de cruzeiro lançados do solo (GLCMs) e um míssil de cruzeiro lançado do mar (SLCM), aumentando seu inventário de mísseis de cruzeiro para pelo menos dez modelos diferentes.

Embora não esteja claro se esses novos mísseis estão operacionais, o Irã parece comprometido em montar uma formidável força de mísseis de cruzeiro. E isso é compreensível.

Mísseis de cruzeiro podem ser pequenos e difíceis de serem detectados por sensores como radares. Eles podem ser lançados a partir de uma variedade de plataformas, voar de forma evasiva e usar vários auxílios de navegação precisos - incluindo GPS e mapeamento de terreno - para atingir seus alvos.

Os mísseis de cruzeiro iranianos também têm alcance.

Atualmente, o LACM iraniano Soumar tem um alcance de 2.000 quilômetros, colocando o Oriente Médio e o sudeste da Europa, incluindo países da Otan, no alcance. O ASCM Ghadir, de defesa costeira, tem um alcance de 300 quilômetros, cobrindo o Golfo Pérsico.

Além do Irã, os rebeldes houthis, um grupo representante do Irã no Iêmen, têm o LACM Quds-1 com um alcance entre 700 e 1.350 quilômetros. O Hezbollah, grupo terrorista libanês e aliado iraniano, também pode atualmente ter mísseis de cruzeiro.

De fato, o Irã e seus representantes já usaram mísseis de cruzeiro com efeitos importantes.

Por exemplo, em setembro de 2019, o Irã atingiu a ampla instalação de processamento de petróleo saudita em Abqaiq e os campos de petróleo em Khurais com drones armados e mísseis de cruzeiro. O ataque reduziu a produção de petróleo saudita em 50%.

Durante os jogos de guerra "Grande Profeta" em fevereiro de 2015 no Golfo Pérsico, o Irã usou uma maquete em tamanho real do porta-aviões USS Nimitz como alvo - enviando uma mensagem inequívoca para os Estados Unidos.

A guerra entre a coalizão liderada pela Arábia Saudita e os rebeldes houthis também teve uma ação significativa de mísseis e drones armados. De fato, os houthis supostamente lançaram mais de 100 mísseis, incluindo alguns mísseis de cruzeiro, contra a Arábia Saudita a partir do Iêmen.

Em junho de 2019, os rebeldes houthis assumiram a responsabilidade pelo disparo de um míssil de cruzeiro, possivelmente um Quds-1 ou o iraniano Ya Ali, em um aeroporto civil a 200 quilômetros ao norte da fronteira Iêmen-Arábia Saudita, ferindo cerca de 20 pessoas.

O ex-diretor de Inteligência Nacional Dan Coats observou outro ataque significativo dos houthis: "uma tentativa em 3 de dezembro de 2017 de ataque com míssil de cruzeiro a um reator nuclear inacabado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos".

Além disso, em 2006, durante a Segunda Guerra do Líbano, o Hezbollah identificou, localizou e atingiu com sucesso o navio de guerra israelense INS Hanit com um míssil de cruzeiro anti-navio iraniano C-802, possivelmente o Noor.

Claramente, os mísseis de cruzeiro testados em combate de Teerã representam uma ameaça existente - e crescente - aos interesses dos EUA no Oriente Médio, especialmente o grande número de forças militares dos EUA posicionadas em terra e no mar.

Também não é consolo que Teerã esteja proliferando mísseis de cruzeiro para seus aliados e representantes na região, diversificando a ameaça potencial que as forças dos EUA, seus aliados e parceiros devem enfrentar à medida que as tensões continuam na região.

Na posse de atores não estatais, os mísseis de cruzeiro iranianos aumentam o alcance potencial das ameaças convencionais e não convencionais que o Irã e seus aliados e representantes significam para os interesses dos EUA.

Além das preocupações com mísseis de cruzeiro com ogivas convencionais, também deve estar crescendo a apreensão sobre a possível capacidade desses mísseis de transportar armas de destruição em massa, especialmente considerando as violações que o Irã está fazendo ao Plano de Ação Conjunto Conjunto, o acordo nuclear.

À luz da aparente eficácia dos ataques iranianos e de mísseis de cruzeiro até hoje, Teerã provavelmente gastará mais tempo, esforço e dinheiro com esse programa, aumentando a ameaça militar assimétrica iraniana, alterando o equilíbrio militar relativo na região e minando ainda mais estabilidade regional.

Também é razoável argumentar que os mísseis de cruzeiro iranianos, como seus mísseis balísticos e drones armados, são um elemento importante do esforço do Irã para aumentar seu poderio militar, projeção de poder e influência geopolítica.

Como tal, são necessárias medidas importantes para atenuar o crescente poderio dos mísseis de cruzeiro do Irã, incluindo com o limite de financiamento para seu programa através de sanções econômicas, o desenvolvimento de capacidades de mísseis contra-cruzeiro e a continuação da proibição da ONU à transferência de armas para o Irã.

©2020 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]