• Carregando...
Avião da Aeroflot é consumido pelo fogo no aeroporto de Sheremetyevo
Avião da Aeroflot é consumido pelo fogo no aeroporto de Sheremetyevo| Foto: Divulgação/Comitê de Investigação da Rússia/AFP

Um avião da Aeroflot que fazia o voo de Moscou (Sheremetyevo) para Murmansk, no noroeste da Rússia, teve que retornar neste domingo (5) ao seu aeroporto de origem para um pouso de emergência logo após decolar.
De acordo com um porta-voz do Comitê Investigativo do país, 41 pessoas morreram. Outras 37 pessoas sobreviveram, das quais cinco foram hospitalizadas.

Segundo a TASS, agência estatal russa de notícias, o voo 1492 transportava 73 passageiros e cinco tripulantes.

Imagens postadas em redes sociais por internautas e meios de comunicação mostram o avião, um Sukhoi Superjet 100, em chamas percorrendo a pista do aeroporto de Sheremetyevo.

O avião, com 73 pessoas a bordo, tinha decolado minutos antes com destino a Murmansk, cidade no noroeste da Rússia. A aeronave era nova, tendo sido utilizada pela primeira vez em junho de 2017, de acordo com informações do FlightRadar 24.

"O piloto informou que havia um problema a bordo e se dispôs a efetuar uma aterrissagem de emergência. Não conseguiu na primeira tentativa e, na segunda, o trem de pouso se chocou contra a pista, assim como o nariz do avião, e aconteceu o incêndio", detalhou um porta-voz do serviço de emergência à agência russa Interfax.

Mais uma imagem do avião queimando na pista do aeroporto
Mais uma imagem do avião queimando na pista do aeroporto| Divulgação/Comitê de Investigação Russo/AFP

De acordo com a agência Ria Novosti, um problema elétrico teria causado um incêndio no meio do voo.

A aeronave fez o pouso com sua traseira envolta em chamas. Após a parada, as escadas de emergência se inflaram e os passageiros foram retirados. Segundo a Interfax, as equipes de resgate percorrem os destroços do Sukhoi em busca de sobreviventes.

Um comitê de investigação russo afirmou que abriu inquérito para apurar se os pilotos infringiram regras de segurança aeronáutica: "Investigadores em breve começarão a entrevistar vítimas, testemunhas oculares, funcionários e da transportadora aérea, bem como outras pessoas responsáveis pela operação da aeronave", disse Svetlana Petrenko, porta-voz do Comitê de Investigação.

O SSJ100, também conhecido como Superjet, é um jato regional de dois motores que começou a operar em 2011, quando a indústria aeroespacial russa estava em ascensão. O avião é amplamente utilizado no país, mas também é usado por companhias aéreas em outros países, incluindo a Armênia e o México.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]