Salvador Villalva Flores, capitão aposentado da Marinha e recém-eleito prefeito da cidade de Copala, localizada no estado de Guerrero, no México, foi brutalmente assassinado a tiros em um ataque criminoso ocorrido nesta segunda-feira (17).
O ataque ocorreu pela madrugada, enquanto Villalva Flores voltava de ônibus da Cidade do México para Copala. No momento do atentado, o veículo transitava pela rodovia de Acapulco - Pinotepa Nacional.
Segundo informações do site argentino Infobae, Villalva Flores estava retornando de uma reunião na Secretaria da Marinha quando o ataque, perpetrado por homens armados que cercaram o ônibus, aconteceu. O prefeito eleito integrava o partido México Avança.
O político havia obtido mais de 39% dos votos durante as últimas eleições, na qual venceu José Luis Chávez Ventura, candidato do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), da atual presidente eleita do México.
Conforme informações, o ato criminoso culminou também em uma outra pessoa ferida, que seria uma mulher cujo nome não foi revelado.
A Procuradoria-Geral do Estado de Guerrero confirmou o assassinato de Villalva Flores e informou que investigações sobre o crime estão em andamento, no entanto, não divulgou mais detalhes. A governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, do Morena, expressou suas condolências e condenou o ataque contra o prefeito eleito através das redes sociais.
A morte de Villalva Flores ocorre em um contexto de extrema violência no México, onde diversos candidatos foram mortos durante a última eleição geral, que culminou na vitória de Claudia Sheinbaum na disputa presidencial.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião