• Carregando...
David Cameron, premiê britânico, tenta convencer parlamentares britânicos a aprovar envolvimento em bombardeios na Síria | SUZANNE PLUNKETT/REUTERS
David Cameron, premiê britânico, tenta convencer parlamentares britânicos a aprovar envolvimento em bombardeios na Síria| Foto: SUZANNE PLUNKETT/REUTERS

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse a parlamentares nesta quinta-feira (26) que é hora de o país se juntar aos ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico na Síria, argumentando que a Grã-Bretanha não pode “terceirizar a sua segurança para outros países”.

Polícia da Alemanha prende dois homens em ação antiterrorismo em Berlim

Leia a matéria completa

Cameron foi derrotado em 2013 em uma votação sobre ataques aéreos contra as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, e agora precisa convencer vários legisladores de seu próprio partido, o Conservador, e alguns do oposicionista Partido Trabalhista para apoiarem sua causa, para conseguir o aval do Parlamento para a ação.

A Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento criticou a extensão dos ataques aéreos para a Síria no início deste mês, dizendo que sem uma estratégia clara para derrotar os militantes e acabar com a guerra civil tal ação seria “incoerente”.

Mas desde que o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pela morte de 130 pessoas em Paris, alguns parlamentares que estavam relutantes em lançar novos bombardeios na Síria têm passado a considerar que tais medidas são necessárias para proteger a Grã-Bretanha de ataques semelhantes.

“Não podemos nos dar ao luxo de ser capazes de esperar até que o conflito sírio seja resolvido antes de enfrentar o ISIS (Estado Islâmico, na sigla em inglês)”, escreveu Cameron em uma resposta às acusações da comissão.

“É errado o Reino Unido terceirizar a sua segurança para outros países, e esperar que as tripulações de outras nações arquem com o peso e os riscos de golpear o ISIS na Síria para acabar com o terrorismo aqui na Grã-Bretanha”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]