• Carregando...

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, declarou que os mais de 4 mil soldados da Grã-Bretanha posicionados atualmente no sul de seu país não mais necessários para garantir a segurança da região. A fala do chefe de governo iraquiano consta de uma entrevista publicada na edição desta segunda-feira (13) do jornal londrino The Times.

Na opinião de Maliki, haveria a necessidade de uns poucos soldados britânicos permaneceram no Iraque por causa de questões técnicas e de treinamento, mas já não é necessária a presença da Grã-Bretanha como força de combate. "Definitivamente, a presença desse número de soldados britânicos não é mais necessária. Nós agradecemos a eles pelo papel que desempenharam, mas creio que a permanência deles para a manutenção da segurança e do controle não seja mais necessária", justificou.

Os comentários de Maliki estão em linha com um relatório de agosto segundo o qual a maior parte do contingente britânico deixaria o Iraque nos nove meses seguintes, deixando ali apenas algumas centenas de soldados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]