• Carregando...
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, é recebida pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante sua reunião na residência oficial do primeiro-ministro em Tóquio, Japão, 05 de agosto de 2022.
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, é recebida pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante sua reunião na residência oficial do primeiro-ministro em Tóquio, Japão, 05 de agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, recebeu nesta sexta-feira (05) a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, com quem reafirmou a "estreita cooperação" dos países e recriminou a China pelos mísseis recentemente disparados em águas de zonas exclusivas do Japão.

Durante um café da manhã realizado em Tóquio, última parada da viagem asiática de Pelosi, a presidente da Câmara dos EUA e Kishida trocaram "opiniões sobre a situação internacional, incluindo a invasão da Ucrânia, a situação com a China e a Coreia e a conquista de um mundo sem armas nucleares", segundo detalhou o premiê japonês a repórteres após a reunião.

Kishida falou da contrariedade do Japão em relação aos cinco mísseis balísticos disparados pela China durante manobras militares e classificou a atitude de Pequim como "um problema sério para a segurança do Japão".

Kishida e Pelosi também falaram sobre a intenção de "continuar a cooperar estreitamente para a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan".

Esse estreito é palco de amplas manobras militares das tropas chinesas com fogo real que servem como resposta do gigante asiático à visita relâmpago de Pelosi à ilha, que Pequim considera parte de seu território.

Taiwan avaliou esses exercícios como uma "violação dos seus direitos", uma vez que provocaram o fechamento do espaço marítimo e aéreo em seis zonas da ilha, uma delas a cerca de 20 quilômetros da costa de Kaohsiung, a principal cidade do sul de seu território.

Depois da viagem a Taiwan, Pelosi parou na Coreia do Sul entre a última quarta e quinta-feira, até chegar ao Japão, última parada de sua turnê asiática.

Além do encontro com o primeiro-ministro japonês, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA deverá se reunir ainda nesta sexta-feira com o seu homólogo japonês, Hiroyuki Hosoda, e visitar a embaixada dos Estados Unidos em Tóquio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]