• Carregando...
Premiê turco Tayyip Erdogan discursa contra regime sírio | Osman Orsal/Reuters
Premiê turco Tayyip Erdogan discursa contra regime sírio| Foto: Osman Orsal/Reuters

O primeiro-ministro da Tur­­quia, Recep Tayyip Erdogan, advertiu o regime sírio que, embora não deseje entrar em guerra, também não irá tolerar novos ataques em seu território. O discurso foi transmitido ontem pela televisão turca NTV.

"Não temos absolutamen­­te nenhum interesse em entrar em guerra. Mas também não estamos longe de um conflito. Esta nação presenciou guerras intercontinentais e lutou para chegar onde estamos", afirmou Erdogan.

O tema do discurso eram os morteiros sírios que mataram cinco pessoas na Tur­­quia, na quarta-feira. "Nosso lema é ‘paz em casa, paz no mundo’, mas há outro provérbio muito bom. ‘Se quer paz, prepare-se para guerra’ e, neste caso, a guerra é a chave para a paz", disse.

Ontem, milhares de pes­­soas foram às ruas de Is­­tam­­bul para protestar contra ações militares de seu país na Síria. As manifestações foram incentivadas pelos partidos de oposição.

Erdogan criticou-os por falar de paz quando morre­­ram cidadãos turcos. Ele tam­­­­bém agradeceu ao Parla­­men­­to pela moção aprovada ontem, que permite ao Exército do país decidir se irá intervir na Síria.

Por fim, o premiê ressaltou que é favorável "à luta do povo sírio para proteger sua honra" e que a responsabilidade ética "está situada ao lado do povo frente à tirania do presidente Bashar Assad". As declarações do premiê foram dadas antes do anúncio da agência de notícias estatal Anatolian de que a Síria teria novamente atacado regiões fronteiriças turcas.

Ataques

O Exército da Turquia vol­­tou a retaliar ataques da Sí­­ria ontem. Mais cedo, novos morteiros foram lançados do território sírio em direção à Turquia, atingindo uma região campestre no sul do país. Não houve vítimas.

A artilharia turca bombardeou alvos militares na quarta e ontem, em resposta a ataques sírios que deixaram cinco civis mortos na Turquia, na região da fronteira entre os dois países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]