• Carregando...

Tóquio – A oposição japonesa aproveitou ontem para capitalizar a recém-conquistada musculatura política. Os oposicionistas querem a renúncia do primeiro-ministro Shinzo Abe e prometem assumir o lugar dele no comando da segunda maior economia do mundo.

Shinzo Abe tentava desesperadamente manter seu cargo ontem depois da humilhante derrota eleitoral de seu partido nas eleições do fim de semana.

Abe alegou que haveria um "vácuo político" se renunciasse ao cargo e rechaçou a crescente pressão pública para que deixe o governo depois de ter perdido a maioria na câmara alta do Parlamento no pleito de domingo.

A derrota do Partido Liberal Democrata (PLD) lança dúvidas sobre a sustentação do governo no futuro próximo. Numa tentativa de aplacar o descontentamento do eleitorado, Abe prometeu reformular seu gabinete e dar seqüência a reformas com um novo vigor. "Eu não posso ir embora, mesmo que a situação esteja difícil. Decidi (ficar) porque não podemos nos permitir criar um vácuo político", disse Abe numa entrevista coletiva concedida ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]