• Carregando...
Presidente vietnamita Tran Dai Quang morreu aos 61 anos | MINH HOANG/AFP
Presidente vietnamita Tran Dai Quang morreu aos 61 anos| Foto: MINH HOANG/AFP

O presidente do Vietnã, Tran Dai Quang, um dos três líderes mais poderosos do Vietnã – apesar de seu papel amplamente cerimonial – morreu nesta sexta-feira (21) aos 61 anos, segundo a mídia estatal.

Quang morreu em um hospital militar na capital Hanói depois de "grandes esforços de médicos e professores vietnamitas e estrangeiros para tratá-lo", afirmou a mídia estatal em um comunicado, sem revelar a causa específica da morte. 

Nos últimos meses, estavam circulando rumores sobre a saúde precária de Quang. Observadores da política vietnamita dizem que ele estava trabalhando menos e que, lentamente, estava assumindo menos compromissos públicos, provavelmente por causa de sua doença. 

Apesar disso, Quang participou nesta semana de uma recepção para uma delegação chinesa. Na semana passada, ele recebeu uma delegação de Cuba em Hanói e se reuniu com a líder civil de Mianmar, Aung San Suu Kyi, enquanto ela estava na capital vietnamita para o Fórum Econômico Mundial no Sudeste Asiático.

Quang também recebeu o Presidente Trump durante sua primeira visita de Estado ao Vietnã no ano passado, e antes disso, o ex-presidente Barack Obama, quando ele visitou o país em 2016. 

A morte de Quang abre um vácuo no poder no país comunista, que não tem chefe de Estado primordial. No Vietnã, o poder é compartilhado entre o presidente, o primeiro-ministro, o chefe do Partido Comunista e também o chefe da Assembleia Nacional (legislativo). 

Embora a presidência tenha sido um papel amplamente cerimonial, o valor exato desta posição e quanto poder ela exerce “depende muito da personalidade” do indivíduo, segundo Huong Le Thu, analista sênior especializada em Vietnã no Instituto Australiano de Política Estratégica (Aspi). 

A morte de Quang "cria um vácuo nos níveis mais altos de poder dentro do Politburo", disse ela. "Quem vai subir e o que vem a seguir?".

Biografia

O falecido presidente nasceu em uma comunidade agrícola em Ninh Binh, uma província ao sul de Hanói. Ele frequentou a academia de polícia militar e rapidamente subiu nas fileiras do partido no poderoso Politburo do Vietnã, o principal órgão de decisão do país. Ele foi nomeado Ministro da Segurança Pública em 2011, uma posição com amplos poderes, incluindo coleta de informações. Foi eleito presidente em abril de 2016.

Leia também: Ela aprendeu inglês e transformou a vida de mulheres no Vietnã

Quang é um dos poucos presidentes a morrer no exercício do cargo. O último foi Ho Chi Minh, o revolucionário comunista, considerado herói da independência do Vietnã, que morreu como o primeiro presidente da República Democrática do Vietnã em 1969. Os poderes e o papel da presidência têm variado desde então.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]