• Carregando...

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse na segunda-feira que o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, poderia ser detido se visitar Quito, pelo fato de a Justiça equatoriana manter vigente um mandado de prisão contra ele.

Um juiz local ratificou em abril a ordem de prisão contra Santos - que assumirá a Presidência da Colômbia em agosto - acusando-o de ser autor intelectual de uma incursão militar no território equatoriano na qual morreram 24 pessoas, inclusive o líder guerrilheiro Raúl Reyes.

A operação, realizada em março de 2008, provocou a ruptura das relações diplomáticas entre Quito e Bogotá e ameaçou desatar uma crise na região, na qual se envolveu diretamente a Venezuela.

"Uma pena... enquanto existir a ordem de prisão e o processo estiver aberto não poderá fazê-lo", disse Correa em uma entrevista com a Reuters ao ser consultado se Santos poderia visitar o Equador.

"A Justiça é independente e eu não posso fazer nada", acrescentou o presidente equatoriano, em visita a Caracas para participar da comemoração dos 199 anos da assinatura da Declaração da Independência da Venezuela.

O ordem de prisão contra Santos foi emitida enquanto exercia o cargo de ministro da Defesa da Colômbia e depois da incursão militar para destruir um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Bogotá indicou que não reconhece a jurisdição equatoriana para investigar e julgar seus funcionários, que colocaram em perigo um acordo formal entre os dois países.

Quito e Bogotá estão avançando em um processo para restabelecer seus laços formais, em meio a petições do Equador para que a Colômbia entregue informações sobre o ataque militar e uma denúncia de uma possível espionagem da agência de inteligência colombiana DAS ao governo equatoriano.

Correa aceitou uma explicação formal de Bogotá negando a possível espionagem, e atribuiu a denúncia a um "ressentido" que quer "semear o caos".

Mas advertiu que "obviamente se segue investigando".

Correa, que qualificou o ataque como uma violação à soberania do Equador, disse que poderia assistir à tomada de posse de Santos "se for convidado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]