• Carregando...

O presidente da Romênia, Traian Basescu, abriu mão neste domingo de parte de seu efetivo de segurança em resposta a um protesto de 6.000 oficiais da polícia contra a redução de salários. Basescu acusou os oficiais de terem promovido um ato "ilegal" na sexta-feira, o que, segundo ele, mina a autoridade dos Estado.

O presidente pediu então ao Ministério de Interior que retirasse os policiais que fazem parte de seu efetivo de segurança. Além da proteção policial, Basescu dispõe de uma guarda presidencial. Os oficiais de polícia protestavam contra o plano do governo de reduzir o salário dos policiais em 25% como parte das medidas de austeridade fiscal do governo para reduzir seu déficit orçamentário. Hoje, ao regressar de uma viagem aos Estados Unidos, o primeiro-ministro da Romênia, Emil Boc, também pediu a retirada da proteção policial.

O comando da polícia não se pronunciou sobre o assunto, mas o ministro romeno de Interior, Vasile Blaga, advertiu que os organizadores do ato poderiam enfrentar as consequências jurídicas do protesto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]