• Carregando...
Mahmoud Ahmadinejad posa para fotos após votar | Reuters
Mahmoud Ahmadinejad posa para fotos após votar| Foto: Reuters

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que tenta a reeleição, tem 69,1% dos votos, segundo a primeira parcial da apuração da eleição iraniana desta sexta-feira (12). Seu principal rival, o ex-premiê Mir Hussein Moussavi, tinha 28,4%.

Os resultados correspondem a 19,2% das urnas, segundo Kamran Daneshjoo, presidente do Comitê Eleitoral. Ele não precisou de onde são os votos apurados. A apuração deve terminar no sábado, segundo o Ministério do Interior.

Pouco antes, governo e o principal candidato da oposição haviam 'cantado vitória'. O governo anunciou a vitória por intermédio da agência estatal Irna, 40 mintutos depois de Moussavi ter garantido que havia vencido e denunciado irregularidades na votação.

"Sou o vencedor definitivo da eleição presidencial", disse Moussavi em entrevista em Teerã. Seu partido disse ter conseguido 65% dos votos, o que daria a vitória em primeiro turno.

Segundo o governo, o comparecimento às urnas foi de cerca de 70% dos 46 milhões de iranianos habilitados para votar.

O atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, busca a reeleição contra o independente pró-reformista Mir Hussein Moussavi, o clérigo aberturista Mehdi Karroubi e o conservador Mohsen Rezaei.

Longas filas se formaram nos postos eleitorais da capital Teerã e de outros lugares. Algumas pessoas disseram ter esperado mais de duas horas para depositar seu voto.

A alta participação pode indicar a presença de muitos eleitores pró-reformas que se abstiveram quando Ahmadinejad conquistou uma surpreendente vitória nas urnas quatro anos atrás com a promessa de retomar os valores da revolução islâmica de 1979.

Uma vitória de Moussavi ajudaria a diminuir as tensões entre Teerã e o Ocidente, que tem preocupação com as ambições nucleares do Irã, e aumentaria as chances de um entendimento com o presidente dos EUA, Barack Obama, que tem falado sobre um recomeço nas relações entre os dois países.

Para os iranianos, a eleição é uma chance de julgar os quatro anos de governo de Ahmadinejad, particularmente sua administração da economia exportadora de petróleo da República Islâmica, que sofre com alta inflação e o desemprego. Ali Khamenei

Um dos primeiros a votar foi o líder superior, Ali Khamenei, que chegou à mesquita Imame Khomeini, em Teerã, às 8h10 (horário local) para depositar seu voto.

O líder pediu aos iranianos que votem e se expressem com uma alta participação, "porque o sentimento político do povo será reconhecido".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]