• Carregando...
coronavírus primeiro caso
Equipe médica faz a tomografia computadorizada de um paciente infectado pelo coronavírus COVID-19 no Hospital da Cruz Vermelha em Wuhan| Foto: Dsitribuição/China/AFP

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no mundo data de 17 de novembro, segundo dados do governo chinês consultados com exclusividade pelo South China Morning Post. Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sustenta que a primeira confirmação da Covid-19 ocorreu em 8 de dezembro, uma informação que foi repassada à instituição internacional pelo governo da China.

O jornal chinês revelou em reportagem nesta sexta-feira (13) que as autoridades do país até agora identificaram pelo menos 266 pessoas que foram infectados com o novo vírus ainda no ano passado, dois meses antes da epidemia se tornar emergência pública no país. O SCMP afirmou também que entrevistas com equipes médicas que tentaram informar sobre o vírus sugerem que os médicos chineses apenas perceberam que estavam lidando com um novo tipo de pneumonia no fim de dezembro.

O primeiro caso confirmado de coronavírus é de uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, onde a epidemia teve início. Desde 17 de novembro, entre 1 a 5 novos casos foram notificados a cada dia até 15 de dezembro, quando 27 infecções foram relatadas. Em 27 de dezembro, quando o médico Zhang Jixian, do hospital provincial de Hubei disse às autoridades que eles estavam lidando com um novo tipo de coronavírus, mais de 180 pessoas estavam contaminadas - embora as equipes médicas não soubessem disso na época. No primeiro dia de 2020, 381 estavam infectados, mas 11 dias depois o governo reconhecia apenas 41.

Os cientistas chineses ainda querem encontrar o "paciente zero", o primeiro humano a contrair o vírus nomeado de Sars-Cov-2. Segundo o SCMP, dos nove primeiros casos reportados em novembro, nenhum foi confirmado como o "paciente zero". Eles tinham entre 39 e 79 anos, mas não se sabe se eram moradores de Wuhan, capital de Hubei onde o surto começou. O jornal chinês também admitiu a possibilidade de que houve casos de coronavírus anteriores a 17 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]