• Carregando...

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa que permite interpretar a "fala" - ou vocalização - de alguns animais, como vacas, porcos e aves, em momentos de fome, medo, frio ou qualquer outra situação de estresse, revela o repórter Carlos Albuquerque, em matéria publicada na edição desta sexta-feira (10) do jornal O Globo. Em fase final de testes, a ferramenta, sem igual no mundo, pode ser útil para incrementar a produção de alimentos e, através do monitoramento dos sons, garantir que os animais não sofreram maus tratos durante o processo.

- A crescente preocupação com o bem-estar dos animais foi o que nos levou à criação desse programa - afirma a pesquisadora e coordenadora do projeto, Irenilza Alencar Naas.

Desenvolvido em cinco anos, o projeto desse "Big Brother" animal foi realizado por um grupo multidisciplinar da universidade, incluindo engenheiros agrícolas, físicos e veterinários. Mas o início se deu quase por acaso.

- Quando visitávamos granjas, ficávamos sempre intrigados quando ouvíamos os fazendeiros dizerem que tal lote de aves estava bom ou ruim por causa do piado - conta a pesquisadora. - Descobrimos que os fazendeiros sabiam identificar, de forma intuitiva, o que os animais estavam sentindo somente através dos sons que emitiam. Resolvemos, então, investigar isso de forma científica.

Em conversas com criadores, os cientistas aprenderam, por exemplo, que a porca, quando está em fase de maternidade, usa um comando de voz para chamar seus filhotes para mamar. E quando isso é plenamente atendido, ela desmama melhor e os filhotes engordam mais depressa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]