• Carregando...
Chattanooga, cidade americana de 150 mil habitantes: medidas contra o crescimento desordenado | Klobetime/Creative Commons
Chattanooga, cidade americana de 150 mil habitantes: medidas contra o crescimento desordenado| Foto:

O prefeito da cidade americana de Chattanooga (Tennessee), Ron Littlefield, cita com orgulho as contribuições da cidade de 150 mil habitantes ao resto dos Estados Unidos. "Os inventores da Coca-Cola eram de Chatta­­no­oga, e levaram seu produto para ser industrializado em Atlanta. O New York Times, quando co­­meçou a ser editado, se chamava The Chattanooga Times", diverte-se.

Littlefield cita as duas marcas famosas para defender a importância, para um país, de municípios que não são considerados metrópoles. "A inovação é o espírito das cidades médias, é o que as faz fortes e competitivas. As grandes cidades não têm a mesma pulsação, pois as decisões estratégicas estão na mão de um grupo muito pequeno de pessoas", explica.

Em 2009, Chattanooga foi eleita um dos 25 melhores lugares nos Estados Unidos para viver após a aposentadoria. O título veio no mesmo ano em que foi en­­cerrada a implantação do Pla­­no de Ação para o Clima, uma iniciativa que tirou de Chatta­­nooga um outro título: o de "ci­­dade mais poluída da Amé­­rica".

O plano foi gerado no fim dos anos 1990, quando a administração municipal começou a realizar uma pesquisa para identificar quais eram os erros de urbanização causadores do problema ambiental. Após o diagnóstico, foi criado o Comitê Ver­­de, um órgão permanente reunindo representantes do governo e da sociedade para implementar as mudanças que o relatório apontou como essenciais. O Comitê se dividiu em quatro forças-tarefas, que atuaram nas áreas de eficiência energética, desenvolvimento sustentável, recursos naturais e conscientização popular.

Básico

A lista de metas em cada um destes vetores é extensa, mas a maioria delas sugere alternativas simples, como reduzir o uso de energia, usar mais o transporte público e aplicar um currículo de educação ambiental em escolas, igrejas e imprensa local.

A experiência foi "exportada" para outras cidades americanas. Em 2006, Littlefield reuniu 235 prefeitos americanos para assinar um acordo conjunto de proteção ambiental para tentar reduzir as emissões de carbono pelos municípios menores.

Para Littlefield, o tamanho de Chattanooga foi um fator fundamental para que a implantação efetiva das metas pudesse ser realizada: "Nós temos zoneamentos planejados e controles para prevenir que nossa cidade não sofra um crescimento instantâneo e desordenado. As cidades médias não devem ter vergonha de seu tamanho. O mais im­­portante é a qualidade de vida que ela pode oferecer a seus ha­­bitantes". (OT)

* * * * * * * *

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]