• Carregando...
olof palme
Foto tirada em 12 de dezembro de 1983 mostra o então primeiro-ministro sueco Olof Palme| Foto: Divulgação/nders HOLMSTROM / TT News Agency / AFP

Promotores suecos revelaram nesta quarta-feira (10) o nome do homem que, acreditam, matou Olof Palme em 1986, que na época era primeiro-ministro da Suécia. O suspeito é Stig Engstrom, um designer gráfico conhecido como "Skandia Man", que se matou em 2000. Os promotores acreditam que foi ele quem atirou em Palme, pelas costas, enquanto o premiê voltava do cinema para casa com sua esposa, em uma movimentada rua de Estocolmo. Como Engstrom já morreu, a justiça encerrou o caso.

Os promotores chegaram a esta conclusão ao analisar os depoimentos de Engstrom à polícia na época do assassinato. "Como ele agiu foi como acreditamos que o assassino teria agido", disse Krister Petersson, chefe da promotoria. A acusação examinou o passado do suspeito e descobriu que ele estava acostumado a usar armas, já que havia servido no exército e participava de um clube de tiro, e tinha problemas com álcool e dívidas. Os promotores também afirmaram que pessoas próximas a Engstrom contaram que ele tinha uma visão negativa de Palme.

Engstrom trabalhava na companhia de seguro Skandia, em um prédio perto de onde Palme foi morto, e estava presente na cena do assassinato, segundo a polícia, que o interrogou diversas vezes. Ele só foi reconhecido como um suspeito 18 anos após a morte do então primeiro-ministro, devido à investigação de um jornalista.

A arma de assassinato não foi encontrada e nenhuma nova evidência forense foi descoberta. Os promotores também não conseguiram identificar exatamente qual foi o motivo do assassinato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]