• Carregando...
Cerca de 5 mil pessoas se reuniram para protestar contra a proibição do véu em escolas públicas | Reuters
Cerca de 5 mil pessoas se reuniram para protestar contra a proibição do véu em escolas públicas| Foto: Reuters
  • Cerca de 90% da população do kosovo é muçulmana

Cerca de 5 mil pessoas protestaram no Kosovo nesta sexta-feira contra uma decisão do governo de proibir o uso de véus islâmicos em escolas públicas.

Cerca de 90 por cento da população do Kosovo é muçulmana mas a ex-província Sérvia, que declarou independência em 2008, segue como um país secular.

Os manifestantes de várias partes do país se reuniram na capital e exigiram que o governo reveja sua proibição e não "discrimine os muçulmanos".

"Continuaremos a protestar até que eles permitam que nossas filhas vão à escola com véus", disse o organizador do protesto, Halil Kastrati.

Manifestantes, que exibiam faixas com mensagens "Não use nosso Estado contra a gente" e "O comunismo acabou", marcharam até o Ministério da Educação, que aprovou a proibição.

"Este não é meu uniforme mas minha obrigação religiosa. Eu respeito minha religião mas eu também quero ir para minhas aulas", disse a estudante Fitore Abazi.

Kosovo já foi reconhecido por 69 países, a maioria da Europa Ocidental, Estados Unidos e alguns países muçulmanos, mas não se tornou membro da Organização das Nações Unidas. A Sérvia se opõe à independência da ex-província e entrou com ação no Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]