Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tumulto

Protesto na Rússia termina com 100 presos no centro de Moscou

Entre gritos de "Rússia sem Putin", cerca de 300 pessoas se reuniram na praça Triumfálnaya, um habitual ponto de encontro da oposição contrária ao presidente russo

Russos protestaram contra o governo Putin em Moscou. Ativistas lembraram o artigo 31 da Constituição do país, que defende a liberdade de manifestação | Andrey Smirnov/AFP
Russos protestaram contra o governo Putin em Moscou. Ativistas lembraram o artigo 31 da Constituição do país, que defende a liberdade de manifestação (Foto: Andrey Smirnov/AFP)

Mais de 100 pessoas foram presas pela polícia, nesta quinta-feira (31), no centro de Moscou, durante um protesto não autorizado convocado pela oposição parlamentar em defesa da liberdade de protesto. O encontro foi realizado pela organização "Um outra Rússia", que segue celebrando, todo dia dia 31, uma ação em defesa ao artigo 31 da Constituição, que defende a liberdade de manifestação.

Entre gritos de "Rússia sem Putin", cerca de 300 pessoas se reuniram na praça Triumfálnaya, um habitual ponto de encontro da oposição contrária ao presidente russo - acusado por eles de fraude eleitoral, autoritarismo e corrupção. De acordo com a polícia, foram presas apenas 80 pessoas, que tentavam organizar um protesto. Entre os detidos estava Eduard Limónov, escritor e dirigente do Partido Nacional Bolchevique. Porém, a organização do protesto afirma que as prisões totalizaram uma centena de pessoas.

Horas antes, o local havia sido cercada por policiais, que estacionaram cerca de 30 veículos e ônibus nas imediações, o que provocou um enorme engarrafamento no centro da capital russa. Em São Petesburgo, segunda maior cidade russa, várias pessoas foram presas por manifestarem-se sem a autorização da Prefeitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.