• Carregando...
Apoiadores de Morales participam de uma greve. Manifestantes bloquearam parcialmente estradas | David Mercado / Reuters
Apoiadores de Morales participam de uma greve. Manifestantes bloquearam parcialmente estradas| Foto: David Mercado / Reuters

A Igreja Católica da Bolívia se ofereceu nesta sexta-feira (22) para uma nova mediação entre o governo e a oposição de direita, num momento em que se agrava a crise política.

Na quinta-feira, empresários de dois Departamentos controlados pela oposição anunciaram que vão parar de entregar carne bovina ao Departamento de La Paz, onde o presidente Evo Morales tem forte apoio.

A decisão, que ainda não afeta o varejo, ocorreu após uma greve geral de um dia nos Departamentos oposicionistas e uma obstrução parcial de estradas, como parte de uma campanha por mais autonomia para as regiões e a devolução de um imposto sobre o petróleo.

"Buscamos ajudar na medida das nossas possibilidades para que o país vá adiante", disse a jornalistas o arcebispo de La Paz, Edmundo Abastoflor, que deixou uma reunião com Morales anunciando "a disposição da Igreja para facilitar uma aproximação".

O arcebispo disse que outras denominações cristãs, também presentes ao encontro, poderiam participar desse esforço.

No primeiro trimestre, a Igreja Católica tentou sem sucesso uma mediação para a crise política.

Abastoflor disse que o eventual diálogo deve ocorrer "levando em conta maiorias e minorias, a vontade do povo e a unidade do país". Aparentemente, fazia uma referência ao referendo do dia 10 de agosto, que ratificou o mandato de Morales com ampla maioria dos votos.

Alentado por essa vitória, Morales convocou os governadores oposicionistas a dialogar, mas ao mesmo tempo anunciou que nada vai impedir a promulgação da nova Constituição, com a qual ele promete "refundar" a Bolívia, dando mais poderes aos povos indígenas e ampliando a presença do Estado na economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]