• Carregando...
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao lado do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, visita a exposição Army 2019 em Alabino, na região de Moscou, 27 de junho
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao lado do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, visita a exposição Army 2019 em Alabino, na região de Moscou, 27 de junho| Foto: Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP

Começou nesta semana, na região de Moscou, um megaevento de exposição das novidades em armamentos de fabricação russa. Na abertura da Army 2019 na terça-feira, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que a indústria de defesa do país "não apenas resistiu [às sanções contra a Rússia], mas também manteve uma dinâmica positiva".

A Rússia espera fechar contratos de vendas de armas de mais de US$ 300 milhões durante a feira, que vai até o domingo. Um dos possíveis clientes é a Venezuela, que espera fechar novos contratos com os russos durante a Army 2019. O enviado militar da embaixada venezuelana em Moscou, José Rafael Torrealba Pérez, disse que autoridades do país sul-americano se familiarizarão com novos sistemas de armas russos durante a feira.

Entre os destaques dos equipamentos militares russos estão um cruzador de mísseis modernizado, submarinos nucleares e o moderno sistema antiaéreo S-400, motivo de tensão com os EUA.

Prontos para entregar primeira leva de S-400 à Turquia

A entrega do sistema antiaéreo S-400 à Turquia começará em junho e a Rússia está "99% pronta" para isso, disse o CEO da exportadora russa de armas Rosoboronexport, Alexander Mikheyev, durante o Army 2019, segundo a Tass. Segundo o CEO, o contrato será cumprido em tempo recorde.

A compra do sistema pela Turquia é motivo de tensões entre Estados Unidos e Turquia. Washington diz que a compra viola sanções impostas aos russos após a anexação da Crimeia em 2014. Além disso, os EUA têm interesses ligados a espionagem e o comprometimento de segredos tecnológicos dos EUA.

Como membro da Otan, a Turquia participou do consórcio de desenvolvimento do caça dos EUA, o F-35. O temor de Washington é que a Turquia opere ao mesmo tempo o caça e o sistema S-400, sendo assim capaz de descobrir vulnerabilidades das aeronaves americanas perante os mísseis russos. Essas informações poderiam chegar até a Rússia.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse nesta quinta-feira que ele acredita que Donald Trump sabe porque o seu país decidiu comprar o sistema S-400. O presidente turco alertou os EUA que Ancara iria para a corte internacional se Washington se recusar a cumprir o contrato para os caças F-35, já que o país pagou US$ 1,25 para o projeto.

Modernização do cruzador nuclear de mísseis

Construtores navais anunciaram na Army 2019 que ficará pronto em 2022 o Project 1144, o cruzador nuclear de mísseis Admiral Nakhimov. O cruzador foi construído em 1980 e passa por uma reconstrução de larga escala, que envolve mudança no aspecto visual do navio e a adição de novas armas e dispositivos eletrônicos.

A embarcação está passando pelas reformas desde 1999. Quando estiver pronto, o navio de guerra receberá mísseis de cruzeiro Kalibr-NK e Oniks, e posteriormente o míssil de cruzeiro hipersônico Tsirkon, batizado pela Otan como "assassino de porta-aviões".

Modernos submarinos nucleares

A Marinha da Rússia contará com dois submarinos nucleares avançados multifuncionais, da classe Yasen-M, disse o vice-ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko durante o evento.

A empresa naval russa Sevmash construiu e entregou o submarino da classe Yasen-M Severodvinsk para a Marinha do país, que o empregou na frota do norte da Rússia. O submarino de chumbo Kazan, da mesma classe, está passando por testes. Outros cinco submarinos do mesmo projeto estão em diferentes estágios de construção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]