• Carregando...

Berlim – O presidente russo, Vladimir Putin, transferiu a bola para o campo americano ao propor ontem ao presidente George W. Bush, em encontro paralelo à conferência do G8 em Heiligendamm (Alemanha), que o controvertido projeto do Pentágono de construção de um escudo antimísseis tenha seu radar deslocado da República Tcheca para o Azerbaijão.

O escudo, planejado pelos Estados Unidos para interceptar mísseis iranianos ou norte-coreanos, tem azedado as relações entre Washington e Moscou. O governo russo considera que o mecanismo é uma ameaça ao seu dispositivo de defesa.

Terça-feira, na capital tcheca, Bush voltou a negar que o escudo tenha como alvo a defesa russa e novamente convidou Putin a participar dele.

Ao aceitar a oferta, o presidente russo procura forçar os americanos a abandonar a idéia de um radar em território tcheco, próximo a sua fronteira e em sua antiga esfera de influência. Com a hipotética utilização conjunta do radar no Azerbaijão, Moscou operaria um equipamento que construiu e cuja tecnologia é de seu domínio.

"Vladimir’’

Bush afirmou que "Vladimir’’ (ele insiste ultimamente em chamá-lo pelo prenome) lhe fizera "uma proposta interessante’’. O assessor para assuntos de Segurança Nacional da Casa Branca, Stephen Hadley, disse que especialistas americanos analisariam o assunto.

Hadley também disse ser positivo o fato de os russos estarem abertos a "uma cooperação verdadeira’’ nessa área.

O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, afirmou que o governo do Azerbaijão já dera o sinal verde para a possível participação dos Estados Unidos.

Afirmou ainda considerar que a segunda parte do escudo – dez silos com mísseis de interceptação, previstos para a Polônia – era "prematura’’, porque se desconhecem os mísseis agressores.

Ouvido pelo "Financial Times’’, Pavel Felgenhauer, especialista em questões de defesa, disse em Moscou que o radar de Gabala, em solo do Azerbaijão, "não é uma alternativa séria’’ para o Pentágono, porque está excessivamente próximo do Irã e muito distante da Polônia, onde os mísseis de interceptação estarão armazenados.

"O Pentágono jamais aceitaria essa oferta’’, afirmou.

Analistas acreditam que Bush não rejeitou de imediato a proposta porque, com ela, Putin baixou a alta temperatura das relações bilaterais. O próprio Bush afirmara esta semana que a democracia havia "descarrilado’’ na Rússia, depois que Putin, há seis dias, ameaçou mirar seu arsenal nuclear sobre aliados europeus dos americanos, em razão do escudo antimísseis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]