• Carregando...
Apoiadores de Joe Biden celebram a eleição do democrata em Miami
Apoiadores de Joe Biden celebram a eleição do democrata em Miami| Foto: CHANDAN KHANNA / AFP

Diversos líderes mundiais já parabenizaram o democrata Joe Biden e Kamala Harris após o anúncio de sua vitória na corrida presidencial nos Estados Unidos. Alguns, como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que são aliados próximos a Donald Trump, ainda não se manifestaram sobre a eleição do democrata.

Mas outros aliados de Trump, sim. É o caso do primeiro-ministro britânico, Boris Jhonson, que classificou a vitória como uma "conquista histórica", e cumprimentou os candidatos. "Os Estados Unidos são nosso aliado mais importante e estou ansioso para trabalhar juntos em nossas prioridades comuns, desde as mudanças climáticas para o comércio e a segurança", afirmou em sua conta do Twitter.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também parabenizou a dupla pelo resultado. "Temos muito que fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos!", escreveu, em seu perfil no Twitter.

Ainda no continente europeu, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, publicou em seu perfil do Instagram uma mensagem de saudação a Biden e Kamala. "Desejo-lhe sorte e sucesso de coração. Estou ansiosa para trabalhar com o presidente Biden no futuro. Nossa amizade transatlântica é indispensável se quisermos enfrentar os difíceis desafios de nosso tempo", afirmou a líder.

Vizinho aos Estados Unidos, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também parabenizou os democratas. "Nossos dois países são amigos íntimos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalharmos juntos e desenvolver isso com vocês dois", escreveu.

Na América Latina, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, parabenizou pelo Twitter o "povo estadunidense pelo recorde de participação nas eleições, uma clara expressão da vontade popular". Na mesma publicação, ele parabenizou a dupla democrata.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, desejou a Biden êxito na gestão. "Trabalharemos juntos para fortalecer a agenda comum no comércio, meio ambiente, segurança e luta contra o crime internacional", afirmou, em seu perfil no Twitter.

Silêncio de alguns líderes sobre a eleição de Biden

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, um dos aliados mais próximos do presidente dos EUA, Donald Trump, não reagiu imediatamente à eleição do democrata Joe Biden como presidente. Ele e Biden se conhecem há décadas e entraram em confronto em uma série de questões políticas, desde assentamentos israelenses ao Irã.

Outras autoridades israelenses parabenizaram Biden, incluindo o chefe da oposição, Yair Lapid, que criticou Netanyahu por alienar os democratas ao abraçar Trump. Naftali Bennett, cujo partido subiu nas pesquisas enquanto Netanyahu enfrentava críticas por sua forma de lidar com a crise do coronavírus e seu julgamento de corrupção em andamento, também parabenizou Biden em uma entrevista ao Canal 12 de Israel. Ele disse que espera o novo presidente para garantir a segurança de Israel.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a eleição de Biden. Interlocutores do Palácio do Planalto dizem que é por prudência. A argumentação é de que nenhum Estado encerrou oficialmente a apuração, e, portanto, a vitória do democrata está sendo declarada pela imprensa. Não há expectativa de reviravolta nas urnas, mas a uma "prudência" de que a imprensa, alvo frequente de ataques de Trump e Bolsonaro, tenha errado.

Repercussão dentro dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos e democrata Barack Obama também parabenizou os colegas de partido em declaração publicada no Twitter. "Eu não poderia estar mais orgulhoso por parabenizar nosso próximo presidente Joe Biden e Kamala Harris como nossa próxima vice-presidente", disse. No texto, Obama destaca a importância da eleição de Biden para a democracia, que "necessita de nós mais do que nunca".

O senador Mitt Romney, candidato presidencial republicano em 2012, também parabenizou, em sua conta no Twitter, Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris. Romney, o crítico mais veemente do presidente Donald Trump dentro do Partido Republicano, disse na sexta-feira (6) que Trump estava "prejudicando a causa da liberdade" e inflamando "paixões destrutivas e perigosas" ao afirmar, sem fundamento, que a eleição foi fraudada e roubada dele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]