• Carregando...
Apoiadores do presidente Juan Orlando Hernández foram às ruas, em Tegucigalpa, em 28 de novembro | RODRIGO ARANGUA/AFP
Apoiadores do presidente Juan Orlando Hernández foram às ruas, em Tegucigalpa, em 28 de novembro| Foto: RODRIGO ARANGUA/AFP

 Quatro dias depois de irem às urnas, os hondurenhos continuam nesta quinta-feira (30) sem saber quem será seu novo presidente. Após a eleição, realizada no domingo (26), ambos os candidatos cantavam vitória.  

À frente na contagem parcial do TSE, divulgada ainda no domingo, o oposicionista Salvador Nasralla, líder de uma coalizão de partidos de esquerda e de direita, chamou o povo às ruas para defender o seu suposto triunfo.  

Já o atual presidente, Juan Orlando Hernández, que concorre à reeleição (o que é proibido no país), diz que quem ganhou foi ele. Ele acusou o órgão eleitoral de divulgar resultados cedo demais.  

Diante da situação, o Tribunal Supremo Eleitoral declarou que só voltaria a divulgar os resultados quando todos os votos tiverem sido contados.  

Na quarta (29), porém, o órgão eleitoral voltou a divulgar números. Na apuração, Hernández começou a se aproximar de Nasralla. Com 82,89% das urnas apuradas, Hernández tinha 42,2% dos votos, contra 42,1% de Nasralla.  

A contagem, no entanto, foi novamente interrompida na tarde de quarta. O tribunal eleitoral atribuiu o problema a defeito com computadores.  

O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu na quarta-feira uma conclusão rápida da contagem de votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]