• Carregando...
Uma ambulância deixa a área da caverna de Tham Luang depois que mergulhadores evacuaram alguns dos 12 meninos presos na caverna | LILLIAN SUWANRUMPHA
AFP
Uma ambulância deixa a área da caverna de Tham Luang depois que mergulhadores evacuaram alguns dos 12 meninos presos na caverna| Foto: LILLIAN SUWANRUMPHA AFP

Quatro membros de uma equipe de futebol juvenil foram resgatados no domingo de um complexo de cavernas no norte da Tailândia, onde ficaram presos por mais de duas semanas, segundo informações oficiais. Oito deles ainda estão lá, além de seu treinador.

Os quatro meninos resgatados foram examinados em um hospital de campanha perto da caverna e depois levados a um hospital em Chiang Rai, a cerca de 60 quilômetros da caverna, onde um andar inteiro foi reservado para o resgate, disse Narongsak Osatanakorn, governador da província de Chiang Rai.

Segundo a BBC informou, os garotos estão em "perfeitas condições", mas não há informações oficiais sobre a saúde deles e nem seus nomes foram divulgados.

A operação começou por volta das 10h locais (meia noite em Brasília) deste domingo (8) e agora está suspensa até segunda de manhã para que a equipe substitua os tanques de oxigênio na caverna. A previsão é que uma nova empreitada comece por volta das 8h locais (22h de domingo em Brasília).

De acordo com um gráfico divulgado pelo governo tailandês, o plano é que dois mergulhadores acompanhem cada pessoa resgatada, que será equipada com uma máscara facial conectada a um tanque de ar comprimido. Em partes especialmente estreitas da caverna, os tanques serão soltos de suas costas e rolados. 

As autoridades disseram que agora as condições são as mais perfeitas possíveis: os níveis de água na caverna são os mais baixos desde que iniciaram a missão, e as primeiras câmaras que o grupo terá que passar - inundadas dias atrás - estão agora secas. A operação está "melhor que o esperado", disse Osatanakorn, acrescentando que a jornada foi 10 minutos mais rápida do que nos treinamentos.

Os níveis de oxigênio se estabilizaram após os temores de que a câmara em que o grupo se encontrava estivesse com uma concentração muito grande de dióxido de carbono, devido à circulação de membros da grande operação de resgate dentro da caverna.

Apesar das boas condições, fortes chuvas previstas para a região colocam ainda mais pressão sobre o resgate.

Riscos da operação

Especialistas alertaram que os esforços de retirada dos meninos trarão riscos significativos, ressaltados pela morte de um ex-militar da Marinha Tailandesa na sexta-feira, quando ele ficou sem oxigênio durante um mergulho. Saman Kunan estava colocando tanques de ar comprimido ao longo da rota de saída quando caiu inconsciente e morreu pouco depois. 

Saiba mais:  Mergulhador morre em preparativos de resgate em caverna na Tailândia

Esse risco permanece para a equipe, que pode ficar sem suprimento de ar antes de voltar em segurança, disse Tony Haigh, porta-voz do British Cave Rescue Council. O outro risco é ficar preso em um obstáculo que eles não podem ver porque o campo de visão dos mergulhadores será limitado por causa da água marrom e lamacenta. 

"Claramente há um risco enorme de alguém entrar em pânico se não estiver acostumado com o ambiente de mergulho. Acontece com adultos em águas abertas, imagine com crianças em uma caverna escura", disse Haigh. Nenhum dos meninos sabe nadar, mas eles receberam aulas de mergulho desde que foram encontrados. "Não tenho dúvidas de que alguns serão mais apreensivos do que outros". 

Missão internacional

Os jovens jogadores de futebol e seu treinador ficaram presos quando chuvas de monção inundaram a caverna enquanto eles a exploravam. O grupo foi encontrado em uma pequena câmara na caverna de Tham Lang na segunda-feira (2), depois de nove dias, inciando um esforço de resgate internacional que está envolvendo mais de mil pessoas. 

A equipe internacional de mergulhadores que auxilia a operação conta com membros dos Estados Unidos, Austrália, China e Europa. Inclui também mergulhadores britânicos do grupo de resgate que primeiro encontrou a equipe. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no Twitter que os Estados Unidos estão "trabalhando muito de perto" com autoridades tailandesas. 

As autoridades por dias estavam se empenhando em uma decisão firme sobre o melhor caminho a seguir para retirar os meninos e seu treinador da caverna. Na sexta-feira, Narongsak reconheceu que todas as opções pareciam arriscadas demais e que as autoridades estavam procurando alternativas ao mergulho, assustadas com a morte do mergulhador e ex-militar da Marinha. 

Cavar um buraco até eles também estava se tronando inviável, já que, por causa das chuvas, levaria muito tempo até retirá-los de lá. 

Leia também:  Chuvas e nível de oxigênio forçam resgate de garotos em no máximo quatro dias

Antes que a tentativa de resgate fosse anunciada no domingo pela manhã, ambulâncias foram vistas em uma estrada lamacenta perto da caverna. As autoridades afastaram o grande contingente de meios de comunicação do local de resgate para abrir caminho para aqueles que trabalham diretamente na operação.  

Recuperação

O drama do resgate, com todos os seus picos de euforia e ansiedade, tomou conta do mundo, levando especialistas de todos os cantos a avaliar possíveis métodos de retirada que minimizariam o risco para os meninos.  

Especialistas em saúde mental e médicos alertaram que, mesmo que toda a equipe saia em segurança, é provável que eles lutem semanas, se não meses, com traumas mentais e físicos. Autoridades disseram anteriormente que três no grupo, incluindo o técnico, estavam fracos e desnutridos. Os efeitos da saúde mental podem incluir depressão, ansiedade, raiva e incapacidade de se ajustar aos padrões normais de sono, disse Jacob Hyde, professor assistente de psicologia militar da Universidade de Denver que estuda reações a ambientes isolados e confinados. 

A camaradagem do grupo e o contexto cultural da Tailândia, no entanto, provavelmente os ajudarão na recuperação, diz Hyde. 

"Se este fosse um grupo de meninos que não se conheciam e estavam presos nesta caverna, o processo e os resultados provavelmente seriam um pouco diferentes". 

O treinador dos meninos, Ekapol Chanthawong, tem usado sua experiência como monge novato para ajudar a equipe a manter a calma durante a meditação, disseram autoridades e pais.

Cartas

O treinador e os meninos têm se comunicado com os pais por meio de bilhetes, dizendo a seus entes queridos que não se preocupem e especificando seus desejos de comida mais urgentes. Em um deles, o treinador pediu desculpas aos pais das crianças.

"Para os pais de todas as crianças, elas estão bem, a equipe está cuidando bem de nós. Eu prometo que vou cuidar das crianças da melhor forma possível. Quero agradecer por todo o apoio e pedir desculpas aos pais", disse o treinador de 25 anos. 

Os meninos também escreveram dizendo que estão bem e com saudade de suas famílias. Um deles disse: "Eu estou bem, está um pouco frio, mas não se preocupe. Não se esqueça de marcar a minha festa de aniversário". 

Outro, identificado como Tun, escreveu: "Mamãe e papai, por favor, não se preocupem, estou bem. Diga a Yod (provavelmente o nome de algum parente) para se preparar para me levar para comer frango frito. Com amor".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]