• Carregando...
Decreto se aplica a lojas com área a partir de 1,5 mil metros quadrados, com exceção de mercearias, farmácias e postos de gasolina
Decreto se aplica a lojas com área a partir de 1,5 mil metros quadrados, com exceção de mercearias, farmácias e postos de gasolina| Foto: EFE/CHAMILA KARUNARATHNE

A província canadense de Quebec implantou nesta semana a exigência de que pessoas maiores de 12 anos apresentem comprovante de que tomaram duas doses da vacina contra a Covid-19 para fazer compras em grandes lojas, como IKEA e Walmart.

Segundo informações da CBC, a empresa pública de comunicação do Canadá, o decreto se aplica a lojas com área a partir de 1,5 mil metros quadrados, com exceção de mercearias, farmácias e postos de gasolina. O ministro da Saúde de Quebec, Christian Dubé, afirmou que o objetivo é fazer com que mais pessoas se vacinem.

O decreto estabelece uma exceção: pessoas que não estão totalmente vacinadas podem fazer compras em farmácias localizadas dentro de grandes lojas, mas com acompanhamento de um funcionário da entrada até a saída do estabelecimento.

Empresários ouvidos pela CBC alegaram que a medida gera problemas para seus negócios porque cria uma competição desigual com lojas menores (que não precisam seguir a regra) e pelos custos que representa, já que seguranças e outros funcionários terão que ser contratados para fiscalizar os comprovantes de vacinação.

A rede de lojas de materiais de construção Canac estimou que gastará cerca de 100 mil dólares canadenses (mais de R$ 420 mil) por semana para aplicar a medida nas suas 31 lojas em Quebec.

O site True North destacou que, embora o governo de Quebec não aplique a exceção de mercearias para lojas como Walmart e Costco por considerar que não seriam a “atividade principal” dessas redes varejistas, estatísticas apontam que ambas estão entre os três principais locais onde os canadenses fazem compras de mercearia.

Este mês, o governo de Quebec já havia estabelecido exigência de comprovante de vacinação em lojas que vendem bebidas alcoólicas e maconha e anunciado que estuda cobrar um imposto das pessoas que se recusarem a tomar vacina contra a Covid-19 sem justificativa médica. A administração da província também pretende exigir em breve terceira dose para que os passaportes vacinais continuem válidos.

O líder do Partido Conservador de Quebec, Eric Duhaime, criticou no Twitter as medidas adotadas pelo governo da província. “Falo para todos os vacinados como eu: não abandonemos os não vacinados. Hoje eles são o alvo desse governo incompetente, amanhã seremos nós. Todos os quebequenses devem se unir contra esse governo cada vez mais autoritário”, escreveu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]