• Carregando...
A rainha Elizabeth II acena para populares durante a celebração de seu jubileu. Foram quatro dias de festividades | Kevin Coobs/AFP
A rainha Elizabeth II acena para populares durante a celebração de seu jubileu. Foram quatro dias de festividades| Foto: Kevin Coobs/AFP
  • Missa em homenagem à Rainha Elizabeth II
  • Missa dia de ação de graças em homenagem à rainha encerra festa do jubileu
  • Cerimônia no Palácio de Buckingham encerra festividades
  • Procissão encerra comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II
  • Famçilia Real aparece em sacada para cumprimentar súditos
  • Ingleses em frente ao Palácio de Buckingham esperam aparição da Família Real
  • Multidão se aglomera em frente ao Palácio de Buckingham
  • Cavalaria Real faz desfile para celebrar últimos dias de festa do Jubileu da Rainha

A rainha Elizabeth II encerrou nesta terça-feira (5) as comemorações de seu Jubileu de Diamante sob a aclamação de uma multidão fervorosa, na sacada do Palácio de Buckingham, onde só faltou o príncipe Philip, internado na segunda-feira (4) com uma infecção na bexiga.

Veja imagens da celebração

No quarto e último dia da maratona festiva, a rainha esteve acompanhada de seu primogênito, Charles, da nora Camila e dos netos William e Harry.

Enquanto a rainha aparecia na sacada, coberta de vermelho e com detalhes em dourado, aviões fizeram voos rasantes, formando uma estrela com as cores da bandeira britânica.

Elizabeth II cumprimentou, sorridente, britânicos e turistas, que formavam um mar de guarda-chuvas.

Após um almoço com 700 convidados em sua homenagem no Palácio de Westminster, a soberana chegou ao Palácio de Buckingham acompanhada por Charles e Camila, em sua Landau 1902, mesma carruagem descoberta puxada por oito cavalos usada por William e Catherine em seu casamento, no ano passado.

O jovem casal seguiu com o príncipe Harry em outra carruagem, em um percurso pelas avenidas Whitehall e Mall, enfeitadas para a ocasião com centenas de bandeiras britânicas, no momento em que as primeiras gotas de chuva começaram a cair na capital.

Apesar das longas horas de espera, os fãs da rainha, adornados com todo tipo de acessório patriótico, mostravam-se animados. "Foi fantástico. Fazemos isto realmente bem", elogiou Jill Davies, de Suffolk (leste), após ver a rainha passar pela Downing Street.

Missa

O quarto dia de festejos começou com uma missa solene de ação de graças na Catedral de St. Paul. A rainha escolheu uma roupa verde-menta bordada e salpicada de cristais, e foi rebebida com gritos de "Vida Longa à Rainha!" ao chegar ao templo anglicano.

"Estamos celebrando seis décadas de uma prova viva de que o serviço público é possível e pode ser um lugar onde se encontre a felicidade", disse em seu sermão o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, dirigindo-se à soberana, sentada ao lado do herdeiro do trono.

"Fez seu público feliz, e todos os sinais indicam que ela também se sente feliz. O mesmo se pode dizer do príncipe Philip, e nossos pensamentos e orações vão para ele nesta manhã", acrescentou Williams.

Entre as 2 mil pessoas presentes à missa estavam o primeiro-ministro David Cameron e o líder da oposição Ed Miliband, enquanto Catherine voltou a ser o centro das atenções, exibindo um vestido bege de renda confeccionado por Alexander McQueen.

Milhares de pessoas, entre elas um grupo de antimonárquicos silenciado pela maioria, concentraram-se diante da catedral para ver uma rainha no ápice de sua popularidade, aos 86 anos.

Muitos sentiram falta de Philip - seu consorte leal nas últimas seis décadas - nesta cerimônia histórica, já que Elizabeth II é o segundo monarca a celebrar este feito.

O próprio Philip, 90, ficou decepcionado por ter perdido o fim das comemorações. Seu filho Edward disse ontem, após visitá-lo, que Philip "está melhor e acompanhou a festa pela TV".

"O show tem que continuar", publicaram hoje em sua capa vários jornais britânicos, destacando a "coragem" da soberana por ter assistido ao show em que Elton John, Paul McCartney e Madness, entre outras lendas do pop e rock, agitaram 250 mil espectadores.

Último dia de festa do Jubileu de Diamante

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]