• Carregando...

A rede de supermercados Real, da Alemanha, anunciou a descoberta de restos de carne de cavalo em lasanhas congeladas, depois de realizar testes em vários produtos da marca "TIP".

Em comunicado, a rede informou que as análises foram uma medida preventiva, já que em nenhum momento houve risco para a saúde dos consumidores.

Foi a primeira vez que produtos com carne de cavalo não declarada foram encontrados no país.

A empresa destacou que o produto não cumpre com as exigências de qualidade da empresa, e que sua retirada das filiais foi feita ainda na última sexta-feira, quando surgiram as primeiras suspeitas.

A rede de supermercados Edeka, o maior distribuidor alemão de produtos alimentícios, também solicitou uma série de análises para seus produtos, assim como a empresa de venda de produtos congelados a domicílio Eismann e a rede Kaiser's-Tengelmann.

A União Europeia anunciou na quarta-feira uma campanha de testes de DNA em todos os Estados membros e uma coordenação das investigações pela Europol, após uma reunião de crise em Bruxelas.

Autoridades alemãs condenaram a prática de introduzir clandestinamente carne de cavalo em produtos vendidos em supermercados alemães.

Seis empresas de alimentos congelados suspeitas de utilizar carne de cavalo entre novembro de 2012 e janeiro deste ano já são alvo de controle na Alemanha.

A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira a todos os Estados membros da União Europeia que façam exames de DNA nos produtos a base de carne de boi, como parte de um plano para responder ao escândalo da carne de cavalo em refeições.O plano recomendará que todos os países do bloco realizem exames de DNA nos produtos apresentados como contendo carne de boi, indicou o comissário encarregado da Saúde e dos Consumidores, Tonio Borg, após uma reunião de ministros europeus em BruxelasA proposta será submetida aos Estados membros na sexta-feira.

Borg quer que uma primeira série de testes seja realizada durante o mês de março, com os primeiros resultados divulgados em meados de abril.

Ele também pediu que os Estados façam exames para detectar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que tornaria a carne imprópria para consumo.

O caso eclodiu após a descoberta, na semana passada, de lasanhas da marca Findus vendidas no Reino Unido contendo carne de cavalo em um produto que indicava carne bovina. O temor de que essa prática seja comum se espalhou pela Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]