• Carregando...
Moncayo é recebido pelo pai, Gustavo – que em 2007 caminhou 900 km pela libertação do filho –, e pela mãe, Stella | John Vizcaino/Reuters
Moncayo é recebido pelo pai, Gustavo – que em 2007 caminhou 900 km pela libertação do filho –, e pela mãe, Stella| Foto: John Vizcaino/Reuters

Cativeiro

Pablo Emilio Moncayo ficou em cativeiro durante 12 anos.

1997 – É feito refém junto com outros 17 soldados.

1999 – Após início de negociações do governo com a guerrilha, o conflito recrudesce.

2000 – Bogotá firma com os EUA o Plano Colômbia, que prevê inicialmente US$ 1,3 bilhão em dois anos para combate ao narcotráfico.

2001 – Governo e guerrilha firmam acordo que resulta na libertação de quase 400 militares e soldados e 15 guerrilheiros, mas conflito persiste.

2002 – Sequestro da senadora e candidata à Presidência Ingrid Betancourt e eleição de Álvaro Uribe.

2003 – Farc promovem série de atentados em centros urbanos que atingem autoridades.

2004 – Ofensiva militar começa a debilitar grupo.

2005 – Farc lançam maior contraofensiva no governo Uribe, matando ao menos 47 militares em dez dias.

2007 – Bogotá promove dezenas de libertações unilaterais de guerrilheiros, incluindo o "chanceler’’ Granda, em tentativa de obter soltura de reféns.

2008 – Farc libertam seis reféns e operação militar resgata Ingrid Betancourt e outros 14 reféns. Colômbia mata número 2 das Farc, Raúl Reyes.

2009 – Mais seis reféns são libertados, mas governador de Caquetá é morto.

Fonte: Folhapress

Após 12 anos em poder das For­­ças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o sargento Pablo Emilio Moncayo foi oficialmente libertado ontem no Aeroporto Gus­­tavo Artunduaga, na cidade colombiana de Florencia.

A informação foi confirmada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos membros receberam o refém e o entregaram para a missão humanitária responsável pela negociação.

"Não imagino qual será a alegria deles ao me verem depois de tantos anos, não consigo imaginar", disse Moncayo horas antes de ser libertado, em um vídeo mostrado pela rede Telesur.

Mas o fato de Moncayo ter aparecido num vídeo divulgado pela Telesur fez com que o governo exigisse explicações da emissora. "O governo nacional rechaça o fato de um meio de comunicação como a Telesur se prestar a fazer propaganda de um grupo terrorista e sequestrador como as Farc", disse o alto comissário para a paz, Frank Pearl.

Moncayo foi recebido pela fa­­mília, que o aguardava desde a manhã. Seu pai, o professor Gus­­tavo Moncayo, figura pública no país, emocionou-se ao receber o filho.

No aeroporto também estavam integrantes da Igreja Ca­­tólica e do grupo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP).

O sargento foi sequestrado em 21 de dezembro de 1997. Então com 18 anos, ele patrulhava a base de comunicações de Patascoy, no Departamento (estado) de Nariño, relata o jornal El Espectador.

O caso do refém ganhou notoriedade em 2007, quando seu pai, o professor Gustavo Moncayo, percorreu a pé os cerca de mil quilômetros entre Sandoná (sudoeste da Colôm­­bia) e Bogotá (a distância de São Paulo a Brasília), em campanha pela libertação do filho. A caminhada de 46 dias foi acompanhada por todo o país.

Missão

Após um atraso de três horas devido ao mau tempo, a operação, que conta com apoio do Brasil, conseguiu chegar ao refém com sucesso.

Ainda pela manhã, o coronel Carlos Aguiar, que comanda as operações com os helicópteros brasileiros, disse que o horário limite para dar início ao voo era 12 h no horário local (15 h no horário de Brasília), e a operação só teve início após a melhora das condições climáticas.

No domingo, o soldado Jo­­sué Daniel Calvo já havia sido libertado. As Farc disseram que, a partir de agora, não ha­­verá mais libertações unilaterais, e sim uma troca humanitária entre reféns e guerrilheiros presos.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, respondeu que está disposto ao acordo humanitário se os guerrilheiros li­­bertados "não voltarem a co­­meter crimes’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]