• Carregando...

País limitará importação de carro

Caracas – O governo da Venezuela pretende limitar, a partir de 1º de janeiro, a importação de veículos, a fim de estimular a produção nacional, segundo a Gazeta Oficial do país.

A resolução dos ministérios das Finanças, da Pequena Indústria e Comércio e da Energia e Petróleo determina que a importação só será permitida após a obtenção, por parte da empresa importadora, de uma licença, que será emitida pelo Ministério da Pequena Indústria e Comércio.

Na semana passada, o ministro de Finanças, Rodrigo Cabezas, disse que a resolução faz parte das medidas que o governo venezuelano pretende adotar para proteger a indústria nacional.

Caracas – O ex-ministro da Defesa da Venezuela e general da reserva Raul Isaías Baduel, até julho passado um aliado próximo do governo Hugo Chávez, convocou ontem uma entrevista coletiva para chamar a população a votar contra a reforma constitucional proposta pelo governo. Ele classificou o projeto de "golpe de Estado".

Baduel é considerado um dos artífices da permanência de Chávez no poder, após tentativa de golpe em 2002. Foi ministro da Defesa do país até 7 de julho deste ano, quando se aposentou: "Manifesto publicamente meu rechaço a esta reforma [...] Os cidadãos devem usar o voto no referendo, que é a arma que temos para evitar essa fraude em marcha".

Segundo o ex-ministro, a aprovação do projeto "consumará a prática um golpe de Estado, violando de maneira descarada a Constituição".

As mudanças na Carta venezuelana, que incluem a permissão da reeleição indefinida para presidente e a redução da jornada de trabalho, foram enviadas por Chávez à Assembléia Nacional, que acrescentou alterações e aprovou o texto.

A implementação da reforma será decidida em referendo previsto para o dia 2 de dezembro. Governo e oposição estão em plena campanha, promovendo marchas e atos públicos.

Baduel afirmou ainda que o projeto, também criticado pela cúpula da Igreja Católica e por grupos de direitos humanos, "retira dos cidadãos seus direitos e dá ao Executivo poderes que o tornam incontrolável pelos demais Poderes da nação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]