O regime de Daniel Ortega, que segue intensificando sua repressão contra a Igreja Católica na Nicarágua, prendeu neste domingo (11) o padre Denis Martínez, da Diocese de Matagalpa.
Martínez, que estava a caminho de celebrar uma missa em Matagalpa, foi detido pela Polícia Nacional do regime sandinista e até o momento não se tem informações sobre o seu paradeiro. Segundo informações do jornal nicaraguense independente La Prensa, essa foi a segunda prisão de um sacerdote católico realizada neste final de semana. No sábado (10), o padre Leonel Balmaceda, da cidade de Estelí, e duas fiéis de Matagalpa, Carmen Sáenz e Lesbia Gutiérrez, também foram sequestrados.
Conforme noticiou o La Prensa, o padre Martínez é conhecido por sua postura reservada e apolítica. Fontes consultadas pelo jornal nicaraguense disseram que a prisão do sacerdote pode estar relacionada com algo que possa ter sido dito pelas fiéis Sáenz e Gutiérrez, que foram interrogadas por agentes do regime de Manágua.
A Diocese de Matagalpa tem sido particularmente alvo de ataques do regime de Ortega, com o caso mais emblemático sendo o do bispo Rolando Álvarez, que foi preso por mais de um ano e expulso em janeiro de 2024, junto a outros 18 religiosos.
A Diocese, que antes da repressão contava com cerca de 40 sacerdotes, agora tem apenas 13, uma redução significativa impulsionada pelas detenções e exílio forçado. A advogada e pesquisadora Martha Molina aponta que mais de 70% dos sacerdotes e diáconos da Diocese foram forçados a deixar o país. Os poucos que permanecem enfrentam constante vigilância e ameaças, com vários já tendo sido visitados pela polícia.
“Outro sacerdote da Diocese de Matagalpa foi sequestrado pela Polícia Nacional enquanto se dirigia para celebrar a Santa Missa. Trata-se do padre Denis Martínez. Oremos para que sua integridade física e psicológica seja respeitada. A ditadura sandinista pretende exterminar a presença da Igreja Católica na Diocese de Matagalpa”, disse Molina em sua conta no X.
Mensagens da equipe de Moraes contra Allan dos Santos prejudicam ainda mais pedido de extradição
Petição pública para impeachment de Moraes passa de 1 milhão de assinaturas
Três poderes fazem acordo das emendas e o novo plano de Lula; acompanhe o Entrelinhas
PL nacional quer anular convenções em que o partido se coligou ao PT no Paraná
Deixe sua opinião