• Carregando...
eua distanciamento social coronavírus
O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper (D), e o presidente dos EUA, Donald Trump, observam o navio-hospital USNS Comfort sair da Base Naval de Norfolk em 28 de março de 2020, em Norfolk, Virgínia, para a cidade de Nova York para ajudar no surto de coronavírus| Foto: AFP

Em 16 de março o governo dos Estados Unidos lançou um guia com orientações de distanciamento social para o combate ao novo coronavírus, as quais deveriam ser seguidas por todos os americanos por ao menos 15 dias. As regras são as seguintes:

  • Ouça e siga as instruções das autoridades estaduais e locais.
  • Se você se sentir doente, fique em casa. Não vá trabalhar. Entre em contato com seu médico.
  • Se seus filhos estão doentes, mantenha-os em casa. Entre em contato com seu médico.
  • Se alguém em sua casa tiver testado positivo para o coronavírus, mantenha toda a família em casa.
  • Se você é um americano mais velho, fique em casa e longe de outras pessoas.
  • Se você é uma pessoa com um sério problema de saúde subjacente - como um problema cardíaco ou pulmonar significativo - fique em casa e longe de outras pessoas.
  • Trabalhe de casa sempre que possível
  • Evite aglomerações com mais de 10 pessoas
  • Evite comer em restaurantes, bares e praças de alimentação. Opte pelo drive-thru e delivery
  • Evite viagens que não são urgentes, evite visitas sociais
  • Não visite asilos, a não ser para prover assistência crítica
  • Pratique boa higiene.

O anúncio veio em um momento em que os 50 estados americanos já tinham casos confirmados da doença e mais de 100 mortes haviam sido contabilizadas. O epicentro da epidemia no país ainda era o estado de Washington.

Durante esse período de 15 dias, o cenário da Covid-19 nos EUA mudou radicalmente. Os casos aumentaram rapidamente no país, chegando perto dos 150 mil nesta segunda-feira, com 2.575 mortes. A região mais atingida passou a ser Nova York, onde a doença já matou mais de mil pessoas, os hospitais estão esgotados e o governador Andrew Cuomo suplica por mais ajuda federal para comprar respiradores e equipamentos de proteção para as equipes de saúde.

Antes de 16 de março, governos de alguns estados já haviam criado suas próprias regras para conter a propagação do novo coronavírus e depois foram seguidos por outros. A Califórnia, por exemplo, ordenou que todos os seus 40 milhões de habitantes permanecessem em casa, o fechamento de bares e restaurantes e a suspensão das aulas. Já o governo do Texas implementou restrições aos visitantes de asilo, hospitais, prisões e creches, mas deixou aos municípios e condados as decisões sobre outras eventuais restrições, como o fechamento de escolas.

Na semana passada, 30 estados e Porto Rico já haviam pedido que seus cidadãos ficassem em casa e saíssem apenas para serviços essenciais, como a compra de alimentos e medicamentos, assim como acontece no Brasil. Muitas cidades localizadas em estados que não possuem essas políticas, como o Texas, emitiram ordens semelhantes. Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e a capital Washington ordenaram o fechamento de empresas não essenciais. Segundo levantamento do site Business Insider, 251 milhões de americanos – ou seja 3 em cada 4 – estão sob algum tipo de restrição de distanciamento social por causa da epidemia de coronavírus.

Especialistas afirmam, com base em modelos matemáticos, que a situação nos Estados Unidos vai piorar muito ainda antes de melhorar. O principal médico do governo americano, que faz parte da força-tarefa da Casa Branca contra o coronavírus, estima que entre 100 mil e 200 mil pessoas vão morrer por causa da Covid-19 em todo o país.

O presidente Donald Trump disse na semana passada que gostaria que as restrições começassem a ser aliviadas na Páscoa, em 12 de abril, para que a economia dos Estados Unidos voltasse a funcionar. Porém, neste domingo (29), após conversas com governadores e sua equipe, ele reconheceu que isso não será possível. Em coletiva de imprensa, ele disse:

“A modelagem estima que o pico da taxa de mortalidade provavelmente será daqui a duas semanas. O pico, o ponto mais alto das taxas de mortalidade provavelmente será em duas semanas.

Nada seria pior do que declarar vitória antes que a vitória seja conquistada. Essa seria a maior perda de todas. Portanto, nas próximas duas semanas e durante esse período, é muito importante que todos sigam fortemente as diretrizes. Quanto melhor você fizer, mais rápido esse pesadelo terminará”.

Em seguida Trump anunciou que o governo americano estenderia as diretrizes lançadas em 15 de março até 30 de abril. Ele afirmou também que, na terça-feira, fará um importante anúncio sobre os dados e descobertas feitas pelo governo americano que estão baseando essa estratégia.

“Podemos esperar que, até 1º de junho, estaremos no caminho da recuperação. Pensamos que, até 1º de junho, muitas coisas boas estarão acontecendo”, disse o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]