• Carregando...

O Rei Filipe da Bélgica nomeou como primeiro-ministro do país o liberal Charles Michel, do partido MR, após aceitar oficialmente a renúncia do atual líder do governo federal belga, o socialista francófono Elio di Rupo, informou neste sábado a Casa Real.

A nova coalizão de governo, composta por quatro partidos de centro-direita, prestará juramento de seus cargos perante o monarca no Palácio Real de Bruxelas, após um longo processo de negociação.

O Rei belga recebeu Michel no início da manhã e o apresentou ao novo partido governamental, que já não conta com a presença do Partido Socialista francófono, ao qual foi dado sinal verde minutos antes de se iniciar a breve cerimônia de juramento de cargos.

Michel foi o primeiro a jurar a nova posição nos três idiomas oficiais da Bélgica -francês, flamengo e alemão. Depois, foi acompanhado por todos os demais membros do novo Executivo, que iniciam assim seus cinco anos de mandato.

O novo governo conta com três vice-primeiros-ministros flamengos, Kris Peeters, Jan Jambon y Alexandre De Croo.

Peeters, do CD&V, também é ministro de Emprego, Economia e Consumidores, e está também a cargo do Comércio Exterior.

Jambon ocupa a bolsa pasta de Segurança e Interior e De Croo é a partir de agora responsável de Cooperação e Desenvolvimento, Agenda Digital, Telecomunicações e Correios.

O francófono do MR Didier Reynders estará finalmente à frente do Ministério das Relações Exteriores e Europeias, enquanto seu colega de partido Hervé Jamar se encarregará de Orçamento e Loteria nacional.

O dossiê de Justiça recai em Koen Geens (CD&V); o de Assuntos Sociais e Saúde Pública, em Maggie De Block (Open VLD); o de Previdência, em Daniel Bacquealine (MR); o de Finanças, em Johan Van Overtveldt (N-VA), e o de Classes Médias, Autônomos, Pequenas e médias empresas, Agricultura e Integração Social, em Willy Borsus (MR).

Marie-Christine Marghem (MR) se torna ministra de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Steven Vandeput (N-VA), em titular da Defesa, a cargo também da Função Pública, e Jacqueline Galant (MR), em ministra de Mobilidade.

O novo governo da Bélgica realizará seu primeiro conselho de ministros na tarde deste sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]