• Carregando...
Policiais fazem guarda na Westminster Bridge, Londres, 6 de abril. Reino Unido teve o número mais alto de mortos por coronavírus em 24 horas
Policiais fazem guarda na Westminster Bridge, Londres, 6 de abril. Reino Unido teve o número mais alto de mortos por coronavírus em 24 horas| Foto: Tolga AKMEN / AFP

As mortes causadas pelo novo coronavírus no Reino Unido pela primeira vez passaram de 900 em 24 horas, o que mostra que a pandemia vem se acelerando no país. Segundo o governo britânico, 938 pessoas morreram por covid-19 no país na terça-feira (8). No total, o Reino Unido registrou 7.097 mortes de pessoas hospitalizadas que tiveram resultado positivo para covid-19 até o fim da tarde de terça-feira.

A síntese da calamidade é a situação do primeiro-ministro Boris Johnson, que ocupa um quarto de UTI no Hospital St. Thomas, em Londres. O governo britânico disse que ele recebeu oxigênio durante o dia, mas garante que Johnson respira sem a ajuda de aparelhos.

Nesta quarta-feira, o chanceler do Tesouro, Rishi Sunak, disse que o estado de saúde do primeiro-ministro está melhorando e ele está sentado em sua cama.

O modelo estatístico do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), centro de pesquisa da Universidade de Washington, que tem sido usado pela Casa Branca e vários governos do mundo, prevê que o Reino Unido será o país mais afetado da Europa e terá 40% do total de mortes no continente, podendo chegar a 66 mil em agosto - com um pico de até 3 mil óbitos por dia, com base no avanço da doença no início da pandemia.

O Reino Unido atingiria o ápice do surto no dia 17, segundo o IHME, quando o país precisaria de pelo menos 102 mil leitos de hospital - o sistema de saúde britânico tem apenas 18 mil disponíveis. O país também não terá vagas de UTI e respiradores suficientes para todos, segundo os dados da Universidade de Washington.

Muitos analistas britânicos, porém, preferem adotar o modelo do Imperial College, de Londres, que mostra um cenário menos catastrófico, de um mínimo de 20 mil mortos, contanto que o governo mantenha as duras medidas restritivas. "O modelo da IHME não se aplica ao Reino Unido", disse Neil Ferguson, professor do Imperial College, responsável pelo estudo que convenceu Johnson a declarar quarentena no país, no dia 23.

Primeiro-ministro na UTI

O premiê, que foi diagnosticado com coronavírus há duas semanas, permanece na UTI.

Os médicos disseram que ele não tem pneumonia, está estável e respira sem a ajuda de aparelhos. "Ele vem recebendo o tratamento-padrão de oxigênio e respirando sem nenhuma outra ajuda", disse um porta-voz do governo.

O primeiro-ministro, de 55 anos, foi internado no domingo para ser submetido a exames. Na segunda-feira, seu estado de saúde se agravou e ele foi transferido para a UTI. A notícia provocou comoção no Reino Unido, entre governistas e opositores. Com Johnson fora de combate, o governo passou a ser liderado pelo chanceler Dominic Raab.

Há um mês, Johnson abordava a crise do coronavírus de maneira descontraída. Em uma entrevista coletiva, em 3 de março, ele se gabou de ter "apertado a mão de todos" depois de visitar um hospital onde 19 pacientes estavam sendo tratados com covid-19 - e garantiu que pretendia continuar fazendo isso.

Dois dias depois, o Reino Unido anunciou sua primeira morte. Foi o que bastou para Johnson, no dia 12, chamar a pandemia de "a pior crise de saúde pública em uma geração" e alertar para a possibilidade de que muitos britânicos perderiam parentes. Ainda assim, a estratégia divergia das medidas radicais adotadas por outros países da Europa, onde o confinamento já estava em vigor.

Aos jornalistas, Johnson repetia sua recomendação de lavar bem as mãos "durante o tempo necessário para cantar Parabéns Pra Você duas vezes". Para os idosos, acima dos 70 anos, mais vulneráveis ao coronavírus, ele simplesmente desaconselhava ir a um cruzeiro.

A estratégia de Johnson era atingir a chamada "imunidade coletiva", quando a maioria dos britânicos já teria contraído o vírus e estaria imune à doença. Mas, diante das críticas crescentes e especialmente após o estudo do Imperial College, ele mudou de opinião - os dados previam 250 mil mortos sem medidas de distanciamento e 20 mil com quarentena rígida.

Devagar

O isolamento, no entanto, aconteceu em câmera lenta. No dia 16, Johnson pediu à população que evitasse contato social "não essencial", viagens desnecessárias e realizasse trabalho remoto, quando possível. No dia 20, deu ordem para fechar escolas, bares restaurantes, cinemas e academias. Apenas no dia 23, ordenou um confinamento de três semanas - mesmo assim, manteve reuniões presenciais com o gabinete.

Quatro dias depois, no dia 27, Johnson pegou todos de surpresa quando anunciou que havia testado positivo para a covid-19. Segundo o próprio premiê, seus sintomas eram "leves" e ele ficaria isolado na residência oficial, em Downing Street, comandando o país por videoconferência.

Dúvidas sobre sua capacidade de continuar cumprindo suas obrigações se multiplicaram. No sábado, sua noiva Carrie Symonds de 32 anos, que está grávida, mas não está com o premiê, disse que se recuperava após uma semana de cama com os sintomas da doença.

Quarentena continua

A perspectiva de que a quarentena no Reino Unido pudesse já estar com os dias contados retrocedeu, conforme a imprensa britânica confirmou com Downing Street. Havia a programação de que, na segunda-feira, a administração pudesse começar a abrandar algumas das regras do bloqueio, após a decisão de deixar a população em confinamento por três semanas para tentar evitar a propagação do surto de covid-19.

A decisão deve ser adiada, segundo a mídia local, porque o pico de coronavírus ainda está a uma semana e meia de distância.

Apesar de a quarentena dever continuar por mais um período indefinido até o momento, ministros sugeriram ao Times que desejam que as escolas reabram após a Páscoa se a situação se estabilizar. O argumento é o de que o funcionamento dos estabelecimentos de ensino tem pouco impacto sobre a disseminação da doença e podem ajudar na retomada da economia.

O confinamento oficialmente teve início no dia 23 de março com a promessa de Johnson de que uma revisão seria feita após três semanas. A legislação emergencial apresentada ao Parlamento três dias após o anúncio do premiê diz, no entanto, que uma revisão deve ocorrer a cada 21 dias, com o primeiro prazo sendo, portanto, apenas em 16 de abril, como lembra o Daily Mail.

À BBC, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, alertou que a redução das restrições pode estar muito distante. "Acho que não estamos nem perto de retirar o bloqueio", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]