• Carregando...
Manifestantes a favor e contra o Brexit acompanharam a votação desta terça-feira na Praça do Parlamento, em Londres |  Luke MacGregor
Manifestantes a favor e contra o Brexit acompanharam a votação desta terça-feira na Praça do Parlamento, em Londres| Foto:  Luke MacGregor

A apenas 73 dias da saída da Grã-Bretanha da União Europeia, os parlamentares rejeitaram – por 432 a 202 – o acordo de retirada negociado meticulosamente entre a primeira-ministra Theresa May e a União Europeia. 

A votação esmagadora foi pura humilhação para uma líder britânica que passou os últimos dois anos tentando vender sua visão do Brexit para um público cético, e seu fracasso aumentou as dúvidas sobre como ou se a Grã-Bretanha deixará a UE em 29 de março. 

May ficou quase sozinha na Câmara dos Comuns nesta terça-feira (15), quando muitos de seu partido abandonaram sua líder. 

Os historiadores tiveram que ir até o século 19 para encontrar uma divisão entre partidos e uma derrota parlamentar parecidas – o caso do primeiro-ministro William Gladstone que apoiou o governo irlandês em 1886, que dividiu o Partido Liberal em dois. 

“Os eventos no Parlamento hoje são realmente notáveis”, disse o historiador político da Universidade de Cambridge, Luke Blaxill. “Isso não acontece”. Ou seja, geralmente os partidos britânicos lutam entre si no Parlamento – mas os seus membros não rasgam os seus próprios partidos. 

Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista da oposição, classificou a perda como histórica e disse que a “demora e negação” de May levaram ao desastre. “Ela não pode acreditar seriamente depois de dois anos de fracasso que seja capaz de negociar um bom acordo”, disse Corbyn. 

Ele então apresentou uma moção de desconfiança, a ser debatida e votada na quarta-feira. 

Posteriormente, líderes do Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte, que apoiam o governo minoritário de May, anunciaram que apoiariam a primeira-ministra, deixando assim a sua saída improvável. 

Rob Ford, professor de política na Universidade de Manchester, enfatizou que esses são tempos estranhos. “Normalmente, se você visse uma derrota de mais de 50 votos no item número 1 na agenda do governo, estaria acabado. Fim do jogo. O primeiro-ministro ou primeira-ministra teria ido embora e o governo provavelmente cairia imediatamente. Mas isso claramente não vai acontecer”, disse Ford. 

May disse que a votação de terça-feira no parlamento era a mais importante em uma geração. Ela disse aos legisladores que a escolha era clara: apoie o acordo dela, imperfeito e com concessões – e o único que será cumprido pela Europa, ela enfatizou – ou enfrente a “beira de penhasco” de um Brexit sem acordo. 

Olhando diretamente para Corbyn, May disse que todos que achavam que podiam ir a Bruxelas e conseguir um acordo melhor estavam se iludindo. 

Mas o voto contra o seu acordo foi decisivo. 

Momentos após o resultado sair, ela disse: “O governo ouviu o que a Câmara disse esta noite”. 

Ela tem até segunda-feira para retornar com um plano B. Seu gabinete tem feito sigilo sobre quais alternativas ela poderia oferecer. May disse que procuraria membros do parlamento para descobrir que acordo para o Brexit eles endossariam, se é que endossariam algum. 

“O que Theresa May fizer agora se tornará cada vez menos relevante para o resultado que obtivermos. O principal a ser observado é o que o Parlamento fará a seguir e o que o Partido Trabalhista fará a seguir”, disse Ford. 

Líderes em Bruxelas, que esperavam que o acordo fracassasse, ainda estavam aturdidos pelo tamanho da derrota. 

“O risco de uma retirada desordenada do Reino Unido aumentou com a votação desta noite”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em um comunicado. “Embora não queiramos que isso aconteça, a Comissão Europeia continuará seu trabalho de contingência para ajudar a garantir que a UE esteja totalmente preparada”. 

Uma saída caótica sem acordo poderia ter consequências econômicas e humanitárias severas para os dois lados. As legislaturas de alguns países estão suspendendo os negócios comuns para aprovar leis de emergência em preparação para esse cenário. 

Os legisladores e negociadores da UE disseram que pouco poderiam fazer para tentar facilitar qualquer acordo através do Parlamento Britânico. E pelo menos uma voz proeminente sugeriu que a Grã-Bretanha poderia reconsiderar completamente seu esforço de retirada. 

“Se um acordo é impossível, e ninguém quer uma saída sem acordo, então quem finalmente terá a coragem de dizer qual é a única solução positiva?” O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tuitou. 

O movimento para um segundo referendo do Brexit vem ganhando força na Grã-Bretanha. Mas o caminho para chegar lá permanece longo e complicado. 

Em qualquer caso, a Grã-Bretanha pode ser forçada a pedir tempo extra para resolver seus problemas, e a data de partida de 29 de março pode não ser mais realista. Uma extensão exigiria o consentimento unânime do restante dos países da União Europeia. 

“Embora não haja sentido em reabrir as negociações, precisamos fazer todo o resto para evitar um #Brexit difícil”, tuitou o chefe do comitê de Relações Exteriores do Parlamento alemão, Norbert Rottgen. “Se o voto for devolvido às pessoas, o Reino Unido deve ter mais tempo”. 

Na câmara de Westminster, o debate antes da votação de terça-feira foi acalorado. Enquanto os membros gritavam e zombavam, o presidente da Câmara acenava para que ficassem quietos, reclamando da “atmosfera ruidosa e inconveniente”. 

“A Casa deve se acalmar. Zen!”, John Bercow gritou. 

A estrela do Partido Trabalhista David Lammy lembrou como ele havia confrontado seus eleitores que simpatizavam com a violência realizada por manifestantes em Londres em 2011. Agora ele disse que sentia que tinha o mesmo dever de confrontar seus vizinhos sobre o Brexit. 

“Por quê? Porque temos o dever de dizer aos nossos constituintes a verdade, mesmo quando eles discordam apaixonadamente”, disse Lammy. “O Brexit é um golpe, um truque, uma fraude”. 

Em outro discurso emotivo, Geoffrey Cox, legislador do Partido Conservador e procurador-geral, pediu à câmara que apoiasse o acordo de May. “Vocês não são crianças no parquinho, vocês são legisladores – estamos brincando com a vida das pessoas”, disse Cox. 

Fora do Parlamento, a cena estava barulhenta. Milhares de manifestantes, muitos fantasiados, se reuniram para gritar um com o outro – ilustrando como o Brexit permanece instável e dividido mais de dois anos depois que os eleitores optaram por um referendo em junho de 2016 para deixar a União Europeia. 

Os favoráveis ao Brexit bateram tambores e tocaram um sino de “liberdade”, enquanto os manifestantes pró-UE distribuíram adesivos anti-Brexit na Praça do Parlamento ao lado de duas enormes telas de vídeo montadas para a transmissão ao vivo dos discursos finais e da votação. 

Jeff Wyatt, 54, um eleitor pró-Brexit, segurava um cartaz que acusava May de traição. Outro homem no meio da multidão sugeriu que a primeira-ministra enfrentasse o machado do carrasco. 

“Pela primeira vez na história do meu país, temos o Parlamento contra o povo”, disse Wyatt, apontando para o Palácio de Westminster. 

Monika Wolf, 57, estava segurando uma bandeira da UE e uma Union Jack. Ela se mudou para a Grã-Bretanha da Alemanha em 1981, estudou e criou seus filhos aqui. Em um mundo ideal, ela disse, o Brexit seria impedido. Ela esperava ver “mais estadismo dos grandes partidos – ambos falam em unir o país, mas até agora não fizeram nada para que isso acontecesse”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]