• Carregando...
Militares do exército dos EUA guardando o edifício do Capitólio dos EUA em Washington DC EUA (17 de janeiro de 2021).
Militares do exército dos EUA guardando o edifício do Capitólio dos EUA em Washington DC EUA (17 de janeiro de 2021).| Foto: Felix Mizioznikov/Bigstock

A resposta do Departamento de Defesa (DOD) ao tumulto de 6 de janeiro no Capitólio foi impactada pelas críticas que o departamento recebeu sobre sua resposta aos distúrbios ocorridos após o assassinato de George Floyd, de acordo com um novo relatório do Senado. Um grupo bipartidário de senadores divulgou nesta terça-feira (8) um relatório sobre a invasão do Capitólio e ofereceu recomendações para evitar que uma violação semelhante ocorra novamente.

“A resposta do DOD a[os eventos de] 6 de janeiro foi influenciado por críticas que [o departamento] recebeu sobre sua resposta aos distúrbios civis após o assassinato de George Floyd durante o verão de 2020”, diz o relatório. “O DOD foi criticado por sua resposta pesada, particularmente por voar com helicópteros militares durante os protestos no verão de 2020.”

Ele acrescenta: “Funcionários do DOD citaram lições aprendidas com o verão de 2020 como guia de sua tomada de decisão para 6 de janeiro. Os oficiais do DOD acreditavam que eram necessárias 'medidas de controle' e 'rigor' antes de mobilizar o pessoal da Guarda Nacional, incluindo um plano de destacamento claro para evitar o aparecimento de supermilitarização”.

A decisão veio na sequência de críticas sobre um confronto entre policiais e manifestantes na Lafayette Square de Washington, D.C., e nas ruas circundantes em junho de 2020.

As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo e outras táticas de controle de distúrbios para afastar os manifestantes da área e permitir que o então presidente Trump e altos funcionários da administração caminhassem até a Igreja Episcopal de St. John.

Um dia antes do distúrbio no Capitólio, a prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser, rejeitou os reforços federais em uma carta pública ao Departamento de Justiça, dizendo que o “Departamento de Polícia Metropolitana (MPD) está preparado para as atividades da Primeira Emenda desta semana”.

Após a invasão, Bowser observou que a polícia do Capitólio não solicitou policiais ou guardas adicionais antes dos protestos e que ela não tem jurisdição para enviar a polícia ou a Guarda Nacional ao Capitólio. “Acho que uma presença mais robusta no terreno” teria mantido a ordem, disse ela, colocando a culpa no governo federal.

O relatório é o resultado de uma investigação de meses conduzida pelo Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais e pelo Comitê de Regras do Senado. Os grupos anunciaram a investigação apenas dois dias após a ocorrência do distúrbio.

A investigação incluiu duas audiências, a revisão de milhares de documentos e entrevistas com funcionários da Polícia do Capitólio e várias agências de aplicação da lei, de acordo com um comunicado à imprensa.

O relatório, que foi compilado pelos senadores Gary Peters (D., Michigan), Amy Klobuchar (D., Minnesota), Rob Portman (R., Ohio) e Roy Blunt (R., Missouri), detalhou uma série de passos em falso, do FBI e do Departamento de Segurança Interna, ao não emitir um forte aviso sobre a ameaça de violência e a falta de preparação da Polícia do Capitólio e de outras agências.

Policiais na linha de frente que supostamente sofreram queimaduras químicas, lesões cerebrais e ossos quebrados disseram aos senadores que ficaram sem direção quando os sistemas de comando falharam, de acordo com a Associated Press. Não havia comandantes de incidentes operando e alguns oficiais superiores estavam lutando em vez de dar ordens, descobriu a investigação.

“A liderança da Polícia do Capitólio nunca assumiu o controle do sistema de rádio para comunicar ordens aos oficiais da linha de frente”, diz o relatório.

“Fiquei horrorizado porque nenhum subchefe ou superior estava no rádio ou nos ajudando”, disse um oficial ao comitê em um comunicado anônimo.

“Durante horas os gritos no rádio foram horríveis(,) as visões eram inimagináveis ​​e houve uma perda total de controle. […] Por horas, NENHUM chefe ou superior assumiu o comando e o controle. Os oficiais imploravam e imploravam por ajuda para a triagem médica.”

O relatório também disse que um processo “opaco” atrasou o pedido de assistência da Guarda Nacional e disse que as tropas não foram ativadas ou organizadas de forma adequada para responder à emergência.

Recomendações

Os comitês pediram que o chefe da Polícia do Capitólio tivesse uma linha direta com a Guarda Nacional e disseram que o Gabinete de Inteligência da Polícia do Capitólio deveria “garantir que o Gabinete de Inteligência tenha uma equipe adequada e todos os agentes e analistas sejam devidamente treinados para receber e analisar informações de inteligência”.

Os comitês disseram que é importante "a mobilização de membros adicionais da Guarda Nacional de jurisdições vizinhas para fornecer assistência imediata e relatar ao comando e controle em caso de emergência".

O relatório foi divulgado depois que os republicanos do Senado usaram seu poder de obstrução no mês passado, pela primeira vez desde que o presidente Biden assumiu o cargo, para bloquear um projeto de lei que visava formar uma comissão encarregada de investigar a invasão no Capitólio.

Brittany Bernstein é redatora da National Review Online.

© 2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]