Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
europa acuada

Relembre os últimos ataques terroristas na Alemanha

Os tiros no shopping ocorrem quatro dias após atentado com machado em trem

Polícia retira pessoas de shopping alvo de tiroteio nesta sexta-feira (22) em  Munique | STR/AFP
Polícia retira pessoas de shopping alvo de tiroteio nesta sexta-feira (22) em Munique (Foto: STR/AFP)

Tiros foram disparados em um shopping center em Munique, no fim da tarde desta sexta-feira (22). As primeiras informações falam em mortos e feridos, mas ainda não há números oficiais. Clientes foram vistos fugindo da cena e um grande cerco policial foi montado.

Ainda não se sabe os motivos do ataque, mas há suspeitas de que se trate de um atentado terrorista. Após os ataques em Paris, Bruxelas e Nice, a Alemanha, bem como outros países da Europa Ocidental, está sob elevado alerta de terrorismo. Veja os últimos caso relacionados a terrorismo na Alemanha:

Ataque com machado: 18 de julho de 2016

Um jovem refugiado afegão, de 17 anos, atacou passageiros de um trem, em Würzburg, com um machado enquanto gritava “Allahu Akbar” (“Deus é Grande”, em árabe). Quatro pessoas ficaram feridas. A polícia matou o agressor a tiros. Mais tarde, foi encontrada uma bandeira do Estado Islâmico (EI) “feita a mão”, segundo a polícia, no quarto dele. O jovem chegou à Alemanha, há dois anos, sozinho.

Ataque com faca: 10 de maio de 2016

Um homem matou um passageiro a facadas e deixou vários feridos em uma estação de trem na cidade de Grafing, na Bavaria, perto de Munique. Durante o ataque, por volta das 5h da manhã, o homem gritava “Allahu Akbar”, de acordo com testemunhas. O atacante foi preso perto da entrada da estação e levado sob custódia. As autoridades disseram que ele era sofria transtornos mentais e não tinha ligações comprovadas com o extremismo islâmico.

Operações contra o terrorismo: 4 de fevereiro de 2016

Centenas de batidas policiais foram realizadas em toda a Alemanha, na caça a quatro homens ligados ao EI. Um casal foi preso em North Rhine-Westphalia e outro homem, detido em Berlim.

Estações de trem esvaziadas: 31 de dezembro de 2015

A polícia da Baviera esvaziou duas estações ferroviárias em Munique na véspera do Ano Novo, devido a temores de atentados terroristas graves. De acordo com o Ministério do Interior, um serviço de Inteligência estrangeiro havia advertido a Alemanha de um ataque de militantes do EI, planejado para a meia-noite.

Terror cancela partida de futebol: 18 de novembro de 2015

A polícia cancelou um jogo de futebol entre as seleções de Alemanha e Holanda por conta de uma “ameaça concreta” de ataque terrorista contra o estádio de Hanover. O chefe de polícia local, Volker Kluge, revelou, mais tarde, que o plano era “detonar explosivos” no estádio. A chanceler federal alemã, Angela Merkel, era esperada para assistir à partida.

Policial esfaqueada: 18 de setembro de 2015

Um terrorista islâmico esfaqueou uma policial alemã no pescoço durante um ataque em Berlim. A polícia abateu o iraquiano Rafik Mohamad Yousef — membro de um grupo terrorista ligado à al-Qaeda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.