• Carregando...

De maio de 1998 a dezembro deste ano, foram 44 atentados nos Estados Unidos. O incidente ocorrido nesta sexta-feira (14) é um dos maiores massacres ocorridos nos EUA nos últimos anos.

É preciso voltar até 2007 para encontrar um caso semelhante em número de mortos. Em 16 de abril daquele ano, 33 pessoas morreram na Universidade Politécnica da Virgínia, entre elas o autor dos disparos.

Anteriormente, em agosto de 1996, um homem disparou indiscriminadamente na Universidade de Austin (Texas) e causou a morte de 16 pessoas.

Veja alguns casos.

2012

11 de dezembro- Ao menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida após um homem não identificado atirar em um shopping center no Estado do Oregon, noroeste dos Estados Unidos. O incidente ocorreu no centro comercial Clackamas Town Center, perto da cidade de Happy Valley, nos arredores de Portland.

6 de novembro- Pelo menos um pessoa morreu após um atirador abrir fogo em uma fábrica de Fresno, na Califórnia, nos Estados Unidos, no mesmo dia em que o país escolhe seu novo presidente. O incidente ocorreu dentro da fábrica de processamento de frangos Valley Protein Farms, em uma área industrial na periferia da cidade, quando um homem invadiu a empresa e disparou contra os funcionários.

21 de outubro- A polícia encontrou o corpo do principal suspeito pelo tiroteio num spa e salão de beleza nos arredores de Milwaukee (meio oeste dos EUA), em que pelo menos três pessoas morreram e quatro ficaram feridas. Autoridades acreditam que a tragédia está relacionada com "problemas domésticos". O homem foi identificado como Radcliffe Franklin Haughton, 45, que tinha uma ordem de restrição contra ele. O tiroteio ocorreu no Azana Day Spa, no maior shopping center de Brookfield, um distrito de classe média próximo de Milwaukee.

27 de setembro- Pelo menos seis pessoas morreram, além do atirador, e outras duas ficaram feridas em um tiroteio registrado em uma quinta-feira em Mineápolis (Minnesota, EUA), informou a imprensa local. Um homem armado entrou no escritório de uma empresa e abriu fogo contra vários funcionários antes de se suicidar.

31 de agosto- Pelo menos três pessoas -incluindo o atirador- morreram após um tiroteio em um supermercado de Old Bridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

24 de agosto- Um homem abriu fogo em um ponto próximo do Empire State Building, em Nova York, matando um ex-colega de trabalho antes de ser morto. Outras nove pessoas ficaram feridas por disparos feitos pela polícia.

14 de agosto- Um homem matou duas no Texas ao resistir a uma ordem de despejo. De acordo com a polícia, Thomas Alton Caffall, 35, abriu fogo contra o policial Brian Bachmann no momento em que ele entregava a notificação. O ataque aconteceu em um ponto próximo do campus da universidade Texas A&M, em College Station (Texas). O policial, o atirador e uma terceira pessoa morreram.

5 de agosto- Um atirador entrou em um templo sikh (religião monoteísta indiana) nas cercanias de Milwaukee, no Estado americano de Wisconsin, e matou seis fiéis antes de se suicidar. O ataque foi feito na manhã de um domingo, durante uma cerimônia religiosa. Segundo o FBI (Birô Federal de Investigação, em inglês), o ex-militar Wade Michael Page disparou contra si mesmo na cabeça após um policial de Oak Creek ter atirado em sua barriga para evitar que ele continuasse a matar os fieis.

20 de julho- O ex-estudante James Holmes, 24, entrou armado em um cinema de Aurora, subúrbio da cidade de Denver (Colorado), e disparou contra a plateia, matando 12 pessoas e ferindo outras 58 durante a pré-estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

2 de abril- Um coreano de 43 anos matou sete pessoas na Universidade Religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atirador assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.

2011

7 de agosto- Um homem matou sete pessoas, incluindo um menino de 11 anos, antes de ser morto pela polícia em laCopley Township, no nordeste do Estado de Ohio.

12 de outubro- No balneário de Seal Beach, na Califórnia, um homem, que tinha problemas com a ex-esposa pela custódia do filho, abriu fogo no salão de cabeleireiros onde ela trabalhava, deixando oito mortos.

2010

3 de agosto- Um homem que tinha problemas com seus empregadores matou oito colegas em uma empresa de distribuição de cerveja em Connecticut, antes de suicidar-se.

2009

3 de abril- O vietnamita Jiverly Voong, 42, disparou 98 vezes em aproximadamente um minuto em ataque no prédio da organização de atendimento aos imigrantes em que estudava inglês, na cidade de Binghamton, em Nova York. No ataque, 13 pessoas foram mortas além do próprio atirador, que se suicidou ao final da ação, com um tiro na cabeça. entre as vítimas, está um professor brasileiro.

29 de março- Robert Stewart,45, disparou contra pacientes de uma clínica especializada em idosos com o Mal de Alzheimer, em Carthage, pequena cidade da Carolina do Norte. Oito pessoas morreram na tragédia: um homem de 98 anos, quatro mulheres na casa dos 80 anos, duas pessoas com cerca de 70 e uma enfermeira.

10 de março- Homem matou nove pessoas --entre elas sua mãe e outros quatro parentes-- em uma série de ataques e depois se suicida no sul do Estado do Alabama.

5 de março- Cinco pessoas morreram, entre elas três crianças, quando Davon Crawford as atacou na cidade de Cleveland, em Ohio.

2008

28 de novembro- Duas pessoas morreram em um tiroteio dentro de uma loja de brinquedos na Califórnia. O tiroteio aconteceu na chamada "Black Friday" (sexta-feira negra), no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, quando as lojas dos EUA dão importantes descontos para lançar a temporada de compras de Natal, atraindo uma multidão.

31 de outubro- Quatro pessoas morreram durante um tiroteio em um restaurante da cidade de Marrero, no Estado da Louisiana. Entre as vítimas estavam dois irmãos que eram proprietários do local. Os outros dois mortos seriam clientes do estabelecimento.

26 de outubro- Tiroteio deixou dois mortos na Universidade Central do Arkansas (UCA). Segundo testemunhas, o atirador saiu do dormitório e disparou cinco vezes contra um grupo de pessoas. Logo depois, entrou em um carro e saiu do local em alta velocidade.

27 de julho- Um homem armado com um fuzil deixou vários feridos, entre eles dois graves, ao disparar tiros numa igreja de Knoxville, no Tennessee, no sul dos EUA.

25 de junho- Um funcionário matou quatro pessoas e, em seguida, se suicidou em uma fábrica de plástico em Kentucky. O tiroteio ocorreu depois que o funcionário da fábrica Atlantis Plastics discutiu com seu supervisor.

27 de março- Um homem entrou em um hospital em Columbus, no Estado da Geórgia, onde sua mãe havia morrido, e atirou em três pessoas, matando duas, antes de a polícia disparar contra o atirador e deixá-lo ferido.

04 de março- Seis pessoas morreram e três crianças ficaram feridas após um tiroteio em um subúrbio da cidade de Memphis, no Estado do Tennessee.

27 de fevereiro- Um homem armado abriu fogo contra um grupo de crianças e adultos que aguardavam em um ponto de ônibus escolar no sul de Los Angeles e deixou oito feridos. O homem utilizou uma arma semiautomática e tinha como objetivo atacar uma pessoa específica no grupo. O homem fugiu após os disparos.

14 de fevereiro- Houve um tiroteio no campus da Universidade Northern Illinois e diversas pessoas foram levadas do local de ambulância.

08 de fevereiro- Ao menos cinco pessoas morreram depois que um homem armado invadiu a prefeitura de Kirkwood, cerca de 30 km de Saint Louis, no Estado americano do Missouri, durante uma reunião do Conselho Municipal.

07 de fevereiro- Ao menos cinco pessoas morreram em Los Angeles, depois que um homem avisou à polícia que havia matado três parentes e abriu fogo contra policiais que atenderam a ocorrência. Entre os mortos, estavam o atirador e um policial.

02 de fevereiro- Cinco mulheres morreram após um tiroteio em uma loja de roupas femininas em um shopping center de Chicago. O tiroteio ocorreu na loja Lane Bryant, no shopping center Brookside Marketplace.

2007

16 de abril- Armado, o jovem Seung-Hui Cho matou 32 pessoas e feriu 15 na Virginia Tech University. Foi a maior chacina em uma universidade americana.

2006

14 de janeiro- Um adolescente morreu após ser atingido pela polícia enquanto apontava uma arma de brinquedo em uma escola em Penley, de Winter Springs, Flórida. O aluno trouxe uma arma de brinquedo para a escola e a usou contra colegas e professores, que pensavam ser um revólver de verdade. Ele foi morto por um policial quando apontou a arma para um funcionário da escola.

21 de março- Um estudante de 16 anos matou cinco estudantes, um professor e um segurança em uma escola da Reserva Indígena de Minnesota's Red Lake. Ele também matou o avô e uma companheira em outro local da reserva.

24 de agosto- Um homem armado invadiu uma escola primária de Essex, em Vermont (leste dos EUA), matando ao menos duas pessoas --entre elas, um professor-- e ferindo outras três.

27 de setembroUm atirador invadiu uma sala de aula de uma escola em Bailey, no Colorado, fazendo um grupo de seis alunas reféns. Quando a polícia invadiu o local, Duane Morrison, 53, matou uma das reféns --uma adolescente de 16 anos-- e, em seguida, se suicidou. Segundo a polícia, todas as seis alunas foram molestadas e ao menos duas delas sofreram abusos sexuais.

29 de setembro- Um estudante armado com uma pistola calibre 22 e um rifle invadiu uma escola rural do condado de Richland, no Wisconsin e disparou várias vezes contra o diretor, ferindo-o gravemente antes de ser detido.

2 de outubro- Charles Carl Roberts, um caminhoneiro, atacou uma pequena escola rural na Pensilvânia, atirou em dez garotas, matando quatro, e depois se suicidou.

2005

8 de novembro- Um estudante de 14 anos foi detido após matar a tiros um assistente de direção e ferir gravemente dois outros funcionários da administração de uma escola do Condado de Campbell, Tennessee (sul dos EUA).

22 de março- Ao menos sete pessoas morrer e outras 14 ficaram feridas em um ataque cometido por um estudante na escola secundária Lake High School de Red Lake, cidade rural localizada no norte do Estado de Minnesota, nos EUA. O atirador se matou logo após o ataque.

2003

24 de abril- Um estudante da 8ª série matou a tiros o diretor de sua escola no Estado da Pensilvânia (nordeste dos EUA) e depois se suicida. O tiroteio ocorreu no restaurante da escola, cerca de 15 minutos antes do início das aulas.

2002

Janeiro- Um estudante expulso da faculdade de direito da Appalachian School of Law, em Grundy, no Estado da Virgínia, matou o reitor, um professor e um estudante, e feriu outras três pessoas.

2001

30 de março- Um estudante de 16 anos foi morto a tiros no estacionamento de uma escola em Gary, no Estado de Indiana, por um ex-aluno do mesmo colégio.

1999

20 de abril- Dois estudantes mataram 12 colegas de escola e uma professora na escola Columbine, em Littleton (Colorado), antes de se suicidarem.

1998

Março- Na escola Westside Middle School, em Jonesboro, no Estado de Arkansas, dois garotos, de 13 e 11 anos, ligaram o alarme de incêndio e mataram quatro estudantes e uma professora ao saírem da escola.

Maio- Em Springfield, no Estado de Oregon, um estudante abriu fogo na Thurston High School matando dois colegas e ferindo 22. Mais tarde, os pais do garoto são encontrados mortos dentro de casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]