• Carregando...
O jornalista Muntadhar al-Zeidi abraça a irmã ao sair da prisão, em Bagdá | Mohammed Ameen / Reuters
O jornalista Muntadhar al-Zeidi abraça a irmã ao sair da prisão, em Bagdá| Foto: Mohammed Ameen / Reuters
  • Muntadhar al-Zeidi, jornalista que jogou sapatos em Bush, é recebido com festa por parentes e amigos

O repórter iraquiano que jogou seus sapatos, no dia 14 de dezembro do ano passado, no então presidente dos Estados Unidos George W. Bush foi libertado nesta terça-feira (15) de uma prisão em Bagdá. Muntadhar al-Zeidi partiu de uma base naval iraquiana, acompanhado de vários integrantes do Parlamento, segundo seu irmão Uday. Na casa de família de al-Zeidi houve festa para receber o repórter.

Em entrevista coletiva na emissora em que trabalha, o jornalista afirmou que "os serviços de inteligência dos EUA e seus serviços afiliados não pouparão esforços para me retratar como insurgente revolucionário, em uma iniciativa para me matar". Al-Zeidi disse que esses serviços devem usar "todos os meios" para matá-lo ou ao menos liquidá-lo "física, social e profissionalmente"

A atitude do jornalista, que completou 30 anos na prisão, foi um embaraço para o primeiro-ministro Nouri al-Maliki, que estava ao lado de Bush na entrevista coletiva quando o repórter atirou os sapatos, em sinal de protesto pela atuação dos EUA no Iraque. Bush não foi atingido no episódio

Al-Zeidi disse hoje que foi torturado na prisão. No total, ele ficou nove meses detido, três a menos que a pena inicial, pois teve bom comportamento. "Felicito o povo iraquiano e o mundo muçulmano, e também a todos os homens livres do mundo pela libertação de Muntadhar", disse seu irmão Uday a uma multidão de jornalistas. Segundo ele, o repórter viajará até a Grécia, para ficar em segurança e também para realizar um check-up

O ato de Al-Zeidi foi bem-visto por milhões de pessoas no mundo árabe, inconformadas com a destruição causada pela invasão norte-americana no Iraque, desde 2003. "Esse é seu beijo de despedida, cachorro!", afirmou o repórter, enquanto jogava os sapatos em Bush. "Isso é pelas viúvas, os órfãos e aqueles que morreram no Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]