• Carregando...
Bush se abaixa quando repórter joga um sapato contra ele em encontro com jornalistas | Reuters
Bush se abaixa quando repórter joga um sapato contra ele em encontro com jornalistas| Foto: Reuters

Um funcionário do governo iraquiano, que falou sob condição de anonimato, informou hoje que o repórter que jogou seus sapatos no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está detido.

O jornalista é também submetido a testes para detectar a presença de álcool e drogas. Bush desviou e não foi ferido no acidente. Foi a última visita do presidente norte-americano ao Iraque antes de deixar o cargo. No dia 20 de janeiro, o presidente eleito Barack Obama assume a Casa Branca.

Al-Zeidi é correspondente do canal de televisão Al-Baghdadia, de propriedade iraquiana e com sede em Cairo, no Egito. "Este é o fim", gritou o jornalista antes de arremessar os sapatos no presidente americano ontem durante uma entrevista coletiva.

Na cultura iraquiana, arremessar os sapatos em alguém é um sinal de extremo desprezo. Bush, acompanhado do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, brincou mais tarde sobre o incidente: "Tudo que posso informar é que são do tamanho 10.

Protesto - Milhares de iraquianos foram às ruas hoje no empobrecido bairro de Cidade Sadr, em Bagdá, exigindo a liberação do repórter. Muitos árabes por todo o Oriente Médio elogiaram o ato e até apontaram o jornalista como um herói. Jornais de todo o mundo árabe imprimiram na capa a foto de Bush desviando dos sapatos.

"Esse é um beijo de despedida, seu cachorro", disse Al-Zeidi em árabe ao lançar os sapatos. "Isso é pelas viúvas, pelos órfãos e aqueles que foram mortos no Iraque.

"Bush, Bush, ouça bem: dois sapatos em sua cabeça", gritavam milhares de pessoas em Cidade Sadr. Um seguidor do clérigo xiita Muqtada al-Sadr disse que havia protestos coordenados por todo o país pela libertação e contra o novo pacto de segurança entre Iraque e EUA. Em Najaf, uma cidade sagrada xiita iraquiana, alguns manifestantes lançaram sapatos em patrulhas norte-americanas. As tropas dos EUA não responderam à provocação.

Também hoje, um suicida matou pelo menos cinco policiais em um posto de controle no oeste de Bagdá, segundo a polícia iraquiana. O atentado com um caminhão-bomba ocorreu em Khan Dhari e deixou 13 feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]