• Carregando...
Crise humanitária, terrorismo e direitos das mulheres foram alguns dos assuntos debatidos em Cabul
Crise humanitária, terrorismo e direitos das mulheres foram alguns dos assuntos debatidos em Cabul| Foto: Reprodução/Twitter

Representantes do Reino Unido se reuniram pela primeira vez nesta terça-feira (5) com representantes do Talibã desde que o grupo retomou o poder no Afeganistão, em agosto. Simon Gass, alto representante do primeiro-ministro britânico Boris Johnson para a transição do Afeganistão, e Martin Longden, encarregado da missão do Reino Unido no Afeganistão em Doha, participaram do encontro em Cabul, capital afegã.

No Twitter, Longden relatou que “uma ampla gama de assuntos” foi abordada na reunião, entre eles a crise humanitária, terrorismo, a importância de uma passagem segura para cidadãos do Reino Unido e do Afeganistão e direitos de mulheres e meninas.

“Estamos muito no começo e, para surpresa de ninguém, existem pontos de diferença entre nós. Mas esses e outros desafios difíceis aguardam o Afeganistão, (então) é importante verificar se podemos nos engajar pragmaticamente e encontrar um denominador comum – que atenda aos interesses tanto do Reino Unido quanto aos do povo afegão”, apontou Longden.

Segundo a Associated Press, o Talibã manifestou interesse em manter boas relações com todos os países. “Em troca, queremos que a comunidade internacional devolva o capital em espécie da nação afegã à nossa nação”, informou o grupo em comunicado, referindo-se a ativos afegãos bloqueados em contas nos Estados Unidos. Na véspera do encontro com os britânicos, o Talibã se reuniu com uma delegação iraniana para discutir relações comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]