• Carregando...

Os gigantes China (7,7 em RG e 1,6 em HS) e Índia (5,1 em RG e 8,8 em HS) alcançam os altos ín­­dices de restrição religiosa, mas com um paradoxo interessante. Na China, as restrições governamentais são muito superiores às hostilidades sociais. Na Índia, porém, em­­bora o governo interfira em ques­­tões de credo, os principais ataques à liberdade religiosa provem da sociedade.

No caso chinês, o resultado está arraigado a profundas raízes históricas. "O Estado laicista re­­prime qualquer manifestação religiosa, com sua ação paradoxalmente facilitada pela filosofia confucionista, que ainda orienta, em grande medida, a cultura chinesa e preza o respeito à autoridade", afirma Rama­­lhete. Outro fator influente é a presença do comunismo no país.

"O Estado coíbe e restringe as re­­ligiões por ser oficialmente ateu e ver nelas um competidor ou, no caso do catolicismo, um ataque à independência e autodeterminação chinesa por parte do Vaticano, que é um Estado es­­trangeiro", completa Rama­­lhete.

Na Índia, a multiplicidade de religiões coexistindo no país im­­pulsiona a formação de um sincretismo que tem por tendência eliminar as religiões "estrangeiras", como o catolicismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]