• Carregando...
Lula discursa na Assembléia Geral da ONU | Mike Segar
Lula discursa na Assembléia Geral da ONU| Foto: Mike Segar

A agenda de encontros bilaterais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), foi dedicada a contatos de ajuda ao desenvolvimento e cooperação técnica, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Em entrevista depois das reuniões, Amorim disse que Lula indicou possibilidade de visitar o Haiti "em breve" para avaliar de perto a destruição provocado pelos furacões, afirmou que Lula pode ir ao Paquistão no próximo ano e, com relação à África, há expectativa de realização de um evento com empresários brasileiros, em Dacar, no primeiro semestre de 2009.

Na tarde desta terça-feira (23), Lula teve encontro com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, na seqüência encontrou o presidente do Haiti, Rene Préval, e, depois, o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardani, nesta ordem.

No Haiti, Amorim citou que há dois projetos em andamento, além de possibilidade de investimento na área têxtil. O primeiro, uma estrada, já tem uma empresa brasileira que ganhou a licitação, disse o ministro, mas ainda falta financiar uma parte do projeto "O presidente Préval está pedindo ajuda do Brasil para isso e acho que o presidente Lula se dispôs a dar", afirmou o chanceler

O segundo projeto, acrescentou Amorim, é uma barragem que teria três funções: hidrelétrica, maior regulação das águas e irrigação. "Já foi feito o destaque orçamentário no Brasil para o projeto executivo. E o Brasil tem interesse em financiar a barragem, uma vez que o projeto executivo fique pronto. Nosso engajamento com o Haiti é muito grande, muito profundo e em várias áreas inclusive a presença do Brasil tem arrastado maior presença de outros países (no Haiti), inclusive de países desenvolvidos", afirmou.

Além disso, o presidente indicou a possibilidade de fazer uma visita ao Haiti e talvez outros países do Caribe "em breve", até para constatar os estragos provocados pelos furacões. "Já demos ajuda em dinheiro de US$ 100 mil, mandamos alimentos e estamos mandando mais", afirmou o ministro, acrescentando ainda: "temos uma companhia de engenharia que já foi aprovada pelo congresso que vai aumentar nosso batalhão lá e vai poder ajudar na reconstrução de Gonaives".

Em conversa com a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, nesta segunda (22), o ministro brasileiro citou a necessidade de flexibilização das regras de origem para o setor têxtil, com objetivo de criar mercado de exportação haitiana para os EUA e, assim, estimular o empresariado a investir no país caribenho.

O encontro com o presidente do Paquistão, Amorim classificou de um contato "mais de conhecimento", uma vez que acaba de ser nomeado. "Ele manifestou o desejo de que o presidente Lula visite o país", disse Amorim. A visita de Lula poderá ocorrer no ano que vem, acrescentou. Antes disso, um representante paquistanês pode ir ao Brasil. "Foi conversa muito geral, embora o comércio Brasil-Paquistão seja até significativo, uns US$ 200 milhões de dólares", estimou o ministro brasileiro.

Com o presidente do Senegal, a conversa teve foco em cooperação na área agrícola e em negócios. "A idéia principal é (a realização) de um grande evento empresarial brasileiro voltado não apenas para o Senegal, mas para a África como um todo e que possa ser realizado em Dacar, no primeiro semestre do ano que vem. Discutiu-se cooperação agrícola com colaboração da Embrapa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]