• Carregando...
coronavírus itália
Uma pessoa usando uma máscara protetora e óculos entra na Piazza del Duomo, no centro de Milão, em 8 de março de 2020| Foto: Miguel MEDINA / AFP

O risco de uma pandemia de coronavírus é real, mas ela poderia ser controlada, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda-feira (9) em coletiva de imprensa.

"Agora que o coronavírus está presente em muitos países, a ameaça de uma pandemia tornou-se muito real. Mas seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada. No fim das contas, não estamos à mercê deste vírus", disse Ghebreyesus. Para sustentar sua alegação, o chefe da OMS lembrou que do número total de casos de Covid-19 relatados no mundo, 93% estão concentrados em apenas quatro países, e que na China mais de 70% dos pacientes já receberam alta.

"Precisamos lembrar que, com uma ação decisiva e precoce, podemos desacelerar o coronavírus e prevenir infecções. Entre os infectados, a maioria se recupera", defendeu Ghebreyesus.

China

A China informou nesta segunda-feira (9) que o país registrou o menor número diário de infecções pelo novo coronavírus desde janeiro, quando teve início a compilação de dados sobre a doença Covid-19. Foram 40 novos casos confirmados, a maioria na província de Hubei, epicentro da epidemia, segundo autoridades de saúde. Também foram contabilizadas 22 novas mortes, das quais 21 foram em Hubei. Mais de 80,7 mil pessoas foram infectadas na China continental. O número de mortes é de 3.119.

A China informou que a tendência de queda de novos casos prova que suas medidas de contenção – que incluem um bloqueio a quase 60 milhões de pessoas em Hubei e restrições estritas de quarentena e viagens para centenas de milhões de cidadãos e estrangeiros – estão funcionando.

Itália

A Itália decretou neste domingo (8) quarentena obrigatória na região da Lombardia e em 14 províncias do norte por causa do novo coronavírus. A medida atinge cidades como Milão, capital financeira do país, e Veneza e cerca de 16 milhões de pessoas – cerca de um quarto da população local. O Itamaraty estima que entre 70 mil e 90 mil brasileiros vivam na área isolada. O bloqueio, previsto para durar até 3 de abril, é a medida mais drástica desde a restrição de acesso na região chinesa de Wuhan, onde foram registrados os primeiros casos da doença.

Em apenas 24 horas, o número de mortos pelo coronavírus aumentou 57% na Itália, chegando a 366. O total de infectados saltou para 7.375, o que faz o país ser o segundo com mais registros, atrás apenas da China. Com a quarentena, as pessoas só poderão entrar ou sair da região se provarem motivos de trabalho ou de saúde.

Além do isolamento, o governo italiano determinou o fechamento de escolas, ginásios, museus, cinemas, piscinas e clubes noturnos, entre outros espaços públicos da região. Restaurantes e bares poderão funcionar de 6 horas da manhã às 6 horas da tarde e apenas se garantirem distância de pelo menos um metro entre os clientes. Jogos de futebol foram disputados com portas fechadas e já há pressão para suspender o campeonato.

O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, disse que as medidas são "rigorosas", mas necessárias para conter o surto e aliviar a pressão sobre a rede de saúde. Autoridades da Lombardia já haviam falado de hospitais à beira do colapso. Ghebreyesus disse que as medidas foram "passos corajosos".

A companhia Alitalia anunciou suspensão de voos ao exterior de Malpensa, principal aeroporto internacional da região. Como a lei começou no domingo, havia confusão sobre como afeta a indústria e a cadeia de abastecimento.

Veneza, que recebe milhões de turistas por ano, estava irreconhecível, com pouca gente na rua. "É triste", disse a guia turística Rosanna Giannotti, de 73 anos. "Já tivemos outros problemas. Mas essa parece a maior crise que eu já vi."

Espanha registra mais de mil casos

A Espanha enfrenta um crescimento rápido no número de infecções por coronavírus. Em 24 horas, os contaminados na região de Madrid duplicaram, chegando a 469. Além da área próxima à capital, o país Basco também vê um aumento acelerado das contaminações, com 149 casos atualmente. Na Catalunha, entre os 101 casos confirmados estão dois bebês, um de um ano e outro com seis meses de idade.

Em todo o país são 1.047 casos confirmados de Covid-19, sendo que 28 pessoas morreram da doença, segundo compilação feita pelo jornal El País.

Em todo país, aulas têm sido canceladas. A Universidade do País Basco suspendeu aulas pelos próximos 15 dias e disse que vai trabalhar em um plano alternativo para não interromper completamente o processo letivo de seu mais de oito mil alunos.

O governo espanhol tem tentado acalmar a população em meio ao surto. Pelo Twitter, o primeiro-ministro Pedro Sánchez diz estar trabalhando "em um plano de choque". "Temos um dos melhores sistemas sanitários públicos do mundo, com excelentes profissionais. Quero passar uma mensagem de unidade, serenidade e estabilidade", tuitou.

Nova York e EUA

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, informou em sua conta no Twitter que o número de contaminações confirmadas pelo novo coronavírus chegou a 142 no Estado, um acréscimo de 37 novos casos em relação ao divulgado 24 horas atrás. Na cidade de Nova York, os infectados são 19, sete a mais do que no domingo, 8.

Nos Estados Unidos, os casos confirmados de coronavírus já superaram os 500. Segundo compilado da Universidade Johns Hopkins, 22 pessoas morreram no país em virtude da doença. Oito estados americanos já declararam situação de emergência por causa do surto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]