• Carregando...

Moscou ameaçou neste sábado (08) suspender as inspeções internacionais de armamento nuclear em seu território, previstas no tratado sobre a redução de armas nucleares Start III assinado entre Rússia e Estados Unidos.

"Estamos dispostos a esse passo em resposta às declarações do Pentágono sobre a suspensão da cooperação entre as pastas de Defesa da Rússia e dos EUA" pela intervenção russa na república autônoma da Crimeia, disse um alto cargo do Ministério da Defesa russo às agências locais.

Uma vez que "estas inspeções são uma medida de confiança, nas atuais condições de sanções já declaradas de fato pelos EUA, não pode haver contatos bilaterais normais para o cumprimento dos acordos" em matéria de armas nucleares, advertiu o alto funcionário russo.

"As infundadas ameaças à Rússia por parte dos Estados Unidos e da Otan em relação à sua política na Ucrânia são vistas como um gesto marcadamente inamistoso e nos permitem atuar como em circunstâncias de força maior", acrescentou.

O governo dos Estados Unidos anunciou há dois dias a restrição de vistos e outras sanções contra pessoas e entidades responsáveis da intervenção militar russa na península ucraniana da Crimeia.

Washington também suspendeu as conversas bilaterais com a Rússia sobre comércio e investimento, e freou os contatos entre militares dos EUA e da Rússia, incluídos os exercícios, reuniões bilaterais, visitas portuárias e conferências planificadas.

O tratado sobre a redução dos arsenais nucleares Start III foi assinado em abril de 2010 e contempla que Rússia e EUA devem reduzir suas ogivas atômicas instaladas até um máximo de 1.550 unidades em um prazo de sete anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]