• Carregando...
Novo chefe da agência espacial russa Roscosmos disse que país vai construir uma estação orbital própria
Novo chefe da agência espacial russa Roscosmos disse que país vai construir uma estação orbital própria| Foto: EFE/EPA/Nasa/Roscosmos

A Rússia decidiu que vai se retirar da Estação Espacial Internacional depois de 2024 e que deve construir sozinha uma unidade espacial para colocar em órbita.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) por Yuri Borisov, novo chefe da agência espacial russa Roscosmos. “A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Borisov durante reunião com o presidente Vladimir Putin, segundo agências de notícias. “Acho que depois disso começaremos a construir uma estação orbital russa”, acrescentou.

A decisão russa de abandonar o projeto da Estação Espacial Internacional, lançada em 1998 como um símbolo do mundo pós-Guerra Fria, por reunir russos e americanos num projeto conjunto de pesquisa em uma área em que competiram durante décadas, ocorre num momento de hostilidades entre Rússia e Ocidente devido à invasão russa à Ucrânia, deflagrada em fevereiro.

Especula-se que o anúncio seria uma tentativa de Putin de forçar os Estados Unidos a retirar parte das sanções aplicadas devido à guerra.

A estação é administrada por Rússia, Estados Unidos, Europa, Japão e Canadá, mas o projeto já teve parcerias com outros países, como o Brasil. A continuidade do projeto, prevista pela Nasa para pelo menos até 2030, se torna uma incógnita com a saída russa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]