• Carregando...
Putin quer saída de ex-repúblicas soviéticas da Otan, veto à entrada da Ucrânia e retirada de armas nucleares que EUA armazenam na Europa
Putin quer saída de ex-repúblicas soviéticas da Otan, veto à entrada da Ucrânia e retirada de armas nucleares que EUA armazenam na Europa| Foto: EFE/EPA/MIKHAIL METZEL/SPUTNIK/KREMLIN

A Rússia divulgou nesta sexta-feira (17) um rascunho de um acordo que pretende negociar com os Estados Unidos para resolver a crise da concentração de tropas russas na fronteira com a Ucrânia.

Entre as demandas do texto, a Rússia exige que os Estados Unidos se comprometam a “impedir uma maior expansão para o leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a negar a adesão à aliança aos estados da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas”, o que representaria a saída de Estônia, Letônia e Lituânia da Otan e o veto a uma possível entrada da Ucrânia na organização.

A Rússia também demanda a devolução “aos territórios (de EUA e Rússia) de armas nucleares já implantadas fora de seus territórios”, o que significaria a remoção de armas nucleares que os Estados Unidos armazenam na Europa.

A Ucrânia estima que mais de 90 mil soldados russos já estão concentrados na fronteira e teme uma invasão nos moldes da anexação da Crimeia e dos movimentos separatistas na região de Donbass, ambos em 2014. Moscou alega que seu único objetivo é a autodefesa.

Um funcionário de alto escalão do governo americano disse à Reuters que os Estados Unidos darão uma resposta às demandas russas na próxima semana, mas já adiantou que “há coisas nesses documentos que os russos sabem que são inaceitáveis”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]