• Carregando...
A estatal polonesa de gás e petróleo PGNiG informou que pretende tomar medidas para cumprimento do contrato, mas governo diz haver reservas suficientes
A estatal polonesa de gás e petróleo PGNiG informou que pretende tomar medidas para cumprimento do contrato, mas governo diz haver reservas suficientes| Foto: EPA/Leszek Szymanski

A empresa estatal polonesa de gás e petróleo PGNiG informou que a também estatal russa Gazprom avisou que interromperá o fornecimento de gás para a Polônia por meio do gasoduto Yamal a partir da manhã desta quarta-feira (27).

A medida é baseada numa exigência do presidente russo, Vladimir Putin, para que países que considera “hostis”- ou seja, que impuseram sanções a Moscou devido à guerra na Ucrânia - abram contas no Gazprombank e paguem as importações de gás russo em rublos.

A Polônia, que se recusa a cumprir essa exigência, informou que tem reservas suficientes de gás e que não vai prorrogar o contrato com a Gazprom, que termina no final do ano.

Horas depois, o Ministério da Energia da Bulgária informou que sua estatal da área, Bulgargaz, recebeu o mesmo aviso de interrupção da Gazprom. O titular da pasta, Alexander Nikolov, vai se pronunciar sobre o assunto na quarta-feira.

Segundo a Reuters, o Ministério do Clima da Polônia informou que não há risco de desabastecimento, embora o compromisso com a estatal russa represente 50% do consumo do país.

Entretanto, a PGNiG informou nesta terça-feira (26) que vai tomar medidas para que o fornecimento de gás pelo gasoduto Yamal seja mantido, já que qualquer interrupção representaria violação de contrato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]