• Carregando...

Diplomatas da Rússia, Cuba, Venezuela e Equador vão se reunir na segunda-feira para discutir a situação do ex-técnico da CIA Eduard Snowden, informou nesta sexta-feira a Câmara Pública da Rússia. Segundo o porta-voz da Câmara, ativistas de direitos humanos também participarão do encontro. Enquanto isso, Snowden completou seu quinto dia em Moscou, supostamente escondido no aeroporto de Sheremetyevo.

Também, hoje, o Parlamento russo fez um convite ao fugitivo americano para colaborar nas investigações do país sobre ações de espionagem dos Estados Unidos a cidadãos russos. O convite foi feito um dia depois de a Câmara Alta do Parlamento decidir criar um grupo de trabalho especial para investigar as revelações de Snowden, acusado de vazar informações confidenciais dos Estados Unidos.

O Equador afirmou na quinta-feira que ainda não processou o pedido de asilo do americano, mas autoridades já deram sinais de que o país poderia concedê-lo. O ministro das Comunicações equatoriano afirmara que seu país renuncia a acordos comerciais com os EUA, em resposta a uma possível retaliação do governo americano caso o Equador conceda o asilo.

Snowden viajou de Hong Kong para Moscou no domingo, fugindo de um pedido de extradição dos Estados Unidos. Ele é investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA sob acusação de roubar propriedade do governo, comunicar sem autorização informações de segurança nacional e divulgar internacionalmente informação secreta a pessoas não autorizadas - as duas últimas denúncias estão previstas na Lei de Espionagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]