• Carregando...
Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Rússia, Vladimir Putin, em encontro no Kremlin antes do início da guerra na Ucrânia
Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Rússia, Vladimir Putin, em encontro no Kremlin antes do início da guerra na Ucrânia| Foto: EFE/EPA/SERGEI KARPUKHIN/KREMLIN/SPUTNIK

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, destacou nesta quinta-feira (26) o interesse da Argentina em aderir ao grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“A Argentina, através da boca de seu ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero, expressou o desejo de se tornar um membro pleno dos Brics”, disse Lavrov em entrevista ao canal de televisão RT Arabic.

O interesse de longa data da Argentina em se juntar ao grupo é apoiado pela China, e de fato Cafiero foi recentemente convidado a participar de uma reunião virtual do grupo.

Lavrov acrescentou que o grupo está atualmente se preparando para sua 14ª cúpula dos líderes, marcada para 24 de junho. A Argentina também foi convidada para a cúpula, que será presidida pelo ditador chinês, Xi Jinping.

O chefe da diplomacia russa enfatizou que Moscou é a favor de “parcerias construtivas e positivas, que não são dirigidas contra ninguém”.

Na reunião virtual de 19 de maio, Cafiero pediu um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, algo que ele considerou “imperativo” para redirecionar a “crise global”, e advertiu que os países emergentes e em desenvolvimento são particularmente afetados pelo aumento dos preços dos alimentos, fertilizantes e energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]