Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

Rússia e EUA vão negociar instalação de escudo antimíssil na Europa

Países aceitaram fazer novas rodadas de conversação

Rússia e Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (4) em manter negociações para a instalação de um sistema de escudo antimísseis em países da Europa do Leste.

As negociações serão realizadas pelos ministros da Defesa e das Relações Exteriores de ambos países, segundo informou à imprensa Dan Fried, secretário-adjunto de Estado americano.

"Concordamos com a sugestão da Rússia de que os secretários de Defesa e de Estado se reúnam com suas contrapartes e o façam no formato 2+2", afirmou.

Fried disse que o primeiro encontro está sendo planejado para setembro, apesar de não terem sido estabelecidas datas, e que poderá incluir os assessores de segurança nacional de ambos os governos.

Os Estados Unidos querem instalar dez mísseis interceptores na Polônia e um radar ultra-aperfeiçoado na República Tcheca, dentro de seu escudo antimísseis. Esse projeto foi muito mal recebido pela Rússia, que vê nele uma ameaça direta à sua segurança.

Os Estados Unidos tentam há vários meses reduzir os temores da Rússia afirmando que o projeto é de seu interesse para impedir, por exemplo, um ataque do Irã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.